viva50: Mulheres de 30, 40 anos procuram cirurgias plásticas porque?
Dr Basso: Nessa idade, a mulher se preocupa mais com a sua aparência do pescoço para baixo. Poucas me procuram para fazer rosto e, se o fazem, é para aplicar um botox, suavizar alguma ruga. Nessa faixa, a preocupação com o corpo se deve ao fato de que muitas delas querem recuperar o corpo que tinham antes da gravidez, ficam preocupadas com a aceitação do marido, com a manutenção do casamento ou com a concorrência. Elas estão à procura da aparência perdida. Também temos aquelas que estão saindo de um casamento e querem partir para a luta em igualdade de condições.
viva50: E as mulheres de 50, 60 anos?
Dr. Basso: Essa mulher vem ao consultório em busca de “um reforço”. Ela sabe que nunca mais será jovem e também não quer mais isso. O que ela quer é ficar com uma aparência melhor, mais cuidada. A cirurgia da face e do pescoço são as mais procuradas por mulheres que estão na casa dos 50, 60 anos.
viva50: Fale um pouco sobre a cirurgia da face.
Dr. Basso: A cirurgia plástica facial recupera a aparência. Quando envelhecemos, perdemos tonicidade e a elasticidade da pele, essa perda maximiza os defeitos. Por exemplo, o nariz ou o queixo grande em uma mulher jovem, cheia de vigor e alegria, é visto como marca de personalidade, já um nariz grande ou um queixo grande em uma mulher mais velha pode lhe dar a aparência de “bruxa”. Então, nessa faixa etária, a plástica facial nada mais é do que recolocar algumas coisas nas posições em que elas estavam antes, como a maçã do rosto, o pescoço, a pálpebra, corrigir a atrofia e os volumes.
viva50: Depois de uma cirurgia o senhor acompanha a recuperação de suas pacientes?
Dr Basso: Todas essas intervenções requerem cuidado criterioso para que a intevenção e a recuperação transcorram de modo correto e os resultados sejam os melhores possíveis. Por isso, eu costumo acompanhar minhas clientes ao longo dos dois primeiros anos após a cirurgia.
viva50: Quais são as recomendações que o Sr. faz para quem busca esse tipo de cirurgia?
Dr. Basso: Eu recomendo categoricamente que as pessoas que quiserem fazer uma cirurgia plástica procurem todas as referências do médico escolhido checando-as junto ao SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Também é importante fazer todos os procedimentos com um médico especialista em cirurgia plástica. Esses procedimentos evitam que a paciente caia em mãos de charlatões e pessoas de má fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário