Papel e caneta na mão? Anote aí:
- Se a peça de prata tiver uma camada de verniz, basta passar uma flanela limpa e seca ou então lave com água morna e seque com a flanela.
- Pegue uma forma de alumínio velha e deixe-a separada, a partir de agora, só para este processo de limpeza dos objetos de prata. Acrescente 1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó e outra, na mesma medida, de sal. Agora, devagar, despeje água fervente e aí é só deixar o objeto imerso nesta mistura. É muito importante que nenhuma parte dele fique de fora da mistura.
Deixe por cerca de 20 minutos e aí é só lavar normalmente.
O recipiente precisa ser de alumínio, pois é ele que será o responsável pela reação com os outros ingredientes. E esta receita vale também para limpar brincos, anéis e colares de prata.
Atenção: não faça isso em peças que são apenas banhadas a prata.
- Para os itens maiores e que não tem como mergulhar, aplique uma pasta de bicarbonato de sódio. Misture uma colher de sopa com um pouquinho de água até formar a pasta. Passe com um pano macio, depois enxague em água morna e seque bem.
- Outra opção é usar o sabão de coco. Faça assim: coloque alguns pedacinhos de sabão de coco na água e esquente, sem deixar ferver. Aí mergulhe as peças de prata, deixe por 1 minuto e retire. Repita esta operação até que a peça esteja limpa, lave com água fria a seque com um pano macio.
- A pasta de dente branca também pode ajudar. Use uma flanela seca e macia e passe a pasta sobre as manchas da prata, mas cuidado, pois a pasta pode riscar.
Dica de conservação
Aquelas peças que você quase não usa podem ser limpas e guardadas em local seco envolvidas em papel toalha
Nenhum comentário:
Postar um comentário