quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
O look ideal para quem chegou aos 50
As mulheres de 50 anos , além de experiência tem muito charme. Sabem o que querem e, principalmente o que não querem e isso, é claro, se aplica na moda. Combinar as peças de uma forma elegante pode conferir aquele “toque” a mais que vai fazer a diferença em qualquer ocasião, seja ela informal , trabalho ou para algum evento especial. É difícil encontrar alguém que não goste de se vestir bem, afinal , quando nos vestimos bem, nos sentimos melhor e vice versa.
Explico: quando estamos bem, exteriorizamos isso através do nosso humor, nossos gestos e de nossa roupa. Mas quando não estamos bem, vestir uma boa roupa também ajuda a melhorar a auto-estima. Então, mãos à obra: usar uma calça com aquele casaquinho da moda e o sapato que você está namorando há tempos na vitrine é um look bem bacana. Mas cuidado: tem gente com 50 anos que quer se vestir como se estivesse nos vinte e poucos anos. E bom senso é fundamental em qualquer idade! Falando na boa e velha calça jeans, por exemplo, ela é item obrigatório também no guarda-roupa da mulher de 50 anos. Para um bom caimento escolha jeans em cortes do tipo alfaiataria e em tonalidades escuras, isso porque as peças desbotadas ou com lavagens claras deixam o jeans com um aspecto mais informal e esportivo, ideal para o dia a dia. Lembrando que aos cinquentas anos, você já conhece bem as cores e os decotes que a favorecem. Use e abuse de todo esse conhecimento adquirido a seu favor, e escolha peças que sejam mais adequadas ao seu corpo e que façam com que você se sinta bem. Afinal, a maior tendência da moda é você!
Musculação depois dos 50
O processo de envelhecimento se caracteriza primordialmente pela perda gradual de massa muscular. A partir dos 50 anos de idade já começa a ocorrer uma ligeira queda na força e potência muscular. Com esta fragilização, a capacidade locomotora também é afetada, ou seja, observa-se já um leve comprometimento da marcha, equilíbrio e a própria força. Essa faixa etária é um pouco mais perigosa para as mulheres, já que, com a chegada da menopausa, os hormônios sexuais femininos perdem seu papel protetor do sistema cardiovascular, haja vista que sua produção é consideravelmente diminuída.
Envelhecer é inevitável, mas existem vários modos de trilhar esse caminho. Sedentarismo e má alimentação geram prejuízos como, por exemplo, hipertensão arterial, diabetes do tipo II e obesidade, que aumenta ainda mais o risco cardiovascular, o que, aliado ao envelhecimento pode ser uma mistura desastrosa.
Comprovadamente, nunca é tarde para procurar uma academia e se dedicar a uma atividade física sistematizada, trabalhando aerobicamente ou com pesos. Mesmo iniciada tardiamente, a musculação traz resultados benéficos para todo o sistema cardiorrespiratório, além de retardar os efeitos causados pelo envelhecimento e proporcionar melhora na propriocepção (percepção do próprio corpo), equilíbrio, força, resistência e qualidade de vida de uma maneira geral.
Todas estas informações, definitivamente, detonam o velho e infundado mito que insistentemente ainda rondam boa parte da população de que diz academia é lugar de gente jovem.
Portanto, se você ainda tem dúvidas quanto aos benefícios da atividade física após os 50 anos de idade, peça orientação a um profissional de Educação Física e matricule-se já numa boa academia.
Como tratar a foliculite
A foliculite é um problema dermatológico que surge tanto em homens como em mulheres com tendência de pelos mais grossos em algumas regiões do corpo. O folículo, o local de onde sai o pelo, fica inflamado com pequenos pontos de pus, deixando a região cheia de bolinhas vermelhas.
No caso dos homens, ela pode aparecer no rosto dos que têm a necessidade de fazer a barba todos os dias. “Como os pelos destes locais são mais grossos, encurvam-se no folículo e encravam. A partir daí, vem a infecção que leva à foliculite”, explica Caroline Cividanes, dermatologista do Hospital 9 de Julho.
A primeira dica para as mulheres é que elas evitem calças muito coladas ao corpo na região dos quadris e das coxas e também prefiram roupas íntimas de algodão. E lembre-se: o elástico não deve incomodar ou machucar a virilha. A orientação para a ala masculina é tentar não fazer a barba todos os dias, isso pode colaborar muito! “Compressas de água morna antes também ajudam”, explica Caroline.
Muitas mulheres se queixam da depilação com lâmina ou cera, que podem, de fato, agravar o problema. Segundo a especialista, o que as incomoda muito também é a coloração na virilha. O mais indicado é a depilação definitiva, pois o pelos ficam progressivamente mais finos e a chance de ter foliculite reduz bastante.
Não jogue fora maquiagem quebrada!
Garanto que
muitas de vocês já passaram por isso. O batom, blush, o pó compacto ou
aquela sombra maravilhosa cai no chão, e aí? Lixo! A dica de beleza de
hoje vai te ajudar a recuperar estes produtos num passe de mágica.
Para sombras, pós e blushes você vai precisar de algumas gotinhas de álcool líquido 70%. Ele é mais concentrado e pode ser encontrado em farmácias!
Agora, esmague toda a maquiagem no próprio potinho, inclusive se tiver alguma parte que não quebrou, e coloque algumas gotas do álcool concentrado, até formar uma pastinha! A quantidade vai depender de cada produto, pois cada um tem um tamanho.
Para não sujar o dedo, coloque um pedaço de plástico em cima da pasta e vá alisando até ajeitar a superfície. Por último, tire o excesso com um papel toalha e deixe secar de 10 a 12 horas.
Já no caso do batom, basta esquentar a parte quebrada com um isqueiro até amolecer um pouco e colar com a base. Aqui são segundos, ok? Ele costuma derreter bem rápido! Aí, é só colocar no congelador por mais ou menos meia hora.
Nada de desperdício daqui em diante! Consuma com consciência!
Sete dicas para usar maquiagem de forma segura
Confira as dicas:
1 . Para manter a saúde dos olhos, as mulheres que têm o hábito de se maquiar, devem fazer a remoção cuidadosa toda noite. “Mesmo cansada, não é recomendável dormir maquiada para evitar o risco de que o cosmético irrite os olhos”, afirma. Independente do tipo de produto aplicado na remoção, os movimentos devem ser feitos sempre em direção ao nariz. Isso porque movimentos no sentido contrário podem abrir a pálpebra inferior do globo ocular, facilitando a penetração de impurezas nos olhos.
2 . Coloque as lentes de contato somente após terminar a maquiagem para diminuir os riscos de contaminação. Além disso, o produto não deve ser usado na parte interna dos olhos, e sim, dos cílios para fora. Ao final, é importante lavar pincéis e esponjas.
3 . Se houver irritação ou coceira na área dos olhos, é recomendável suspender o uso e procurar um oftalmologista.
4 . Os cosméticos e pincéis não devem ser compartilhados entre diferentes pessoas. “Há doenças contagiosas da superfície ocular e pálpebras que podem ser transmitidas dessa forma. Se possível, quando for a um salão, leve os seus pincéis e lápis”, recomenda.
5 . Os problemas mais comuns decorrentes do mau uso de cosméticos são olho seco alergia, inflamação, irritação e contaminação da conjuntiva ou córnea. Visão embaçada, vermelhidão, coceira, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, fotofobia, inchaço das pálpebras e secreção são os sinais de alerta que indicam a necessidade de consulta imediata.
Pesquisadores alemães descobrem que a poluição envelhece
Eles concluíram que a fuligem, aquela poeira fina que sai dos veículos, leva as células da pele a produzirem enzimas que destroem o colágeno. O colágeno é responsável pela firmeza da pele.
Resultado? Rugas e flacidez antes da hora. Além disso, a poluição estimula a produção de pigmentos que provocam manchas na pele.
Então cuidado quando estiver circulando pela cidade. Use protetor solar todos os dias, hidratante e fuja das avenidas movimentadas e poluídas.
Viajando com seu Pet
QUALQUER CACHORRO PODE IR NA CABINE?
Desde que o peso total seja até 10 kg pode, isso junto com a casinha. E tem outra informação importante, a casinha deve ser no tamanho máximo de 36cm de comprimento x 33cm de largura x 25cm de altura. Também pedem que o cãozinho fique confortável lá dentro e consiga dar uma volta completa em torno dele mesmo, mas ó, nunca olharam isso. Mas vai que olham… então é bom considerar essa info. Ah, o kennel deve ser de material resistente e a prova de vazamentos.
QUE PAPELADA PRECISA?
Antes de mais nada, TODAS AS VACINAS DEVEM ESTAR EM DIA! TOOOOODAS! Isso é muito importante, se alguma estiver faltando pode dificultar ou até impossibilitar a entrada do bichinho no país de destino. A mais importante de todas é a anti-rábica que deve ter sido aplicada pelo menos 30 dias antes e menos de um ano da data da viagem (para cães com mais de 3 meses). Então já sabem, carteirinha de vacinação sempre em ordem. Com as vacinas ok, uns 3 dias antes de embarcar pegue um atestado de saúde com seu veterinário de confiança (tem validade de 3 dias corridos até a emissão do CZI, já já conto do que se trata) onde estarão descritas as características do animal (nome, raça, sexo, cor, idade, peso, etc) e suas condições de saúde. Com o atestado do veterinário em mãos, no outro dia vá até um órgão oficial do Ministério da Agricultura para tirar o CZI – Certificado Zoo Sanitário Internacional.
E COMO QUE EMBARCA??
Normal, chegue um pouquinho antes pois no check in tem mais papelada. NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR TODOS OS DOCUMENTOS, INCLUSIVE O CARTÃO DE VACINAÇÃO. Sem esses papéis, o peludo não embarca. Lá vão te pedir o CZI e pesar o animal.
Para passar no Raio X, tire o animal da casinha e passe só ela. Em viagens internacionais não me arrisco a levar ração por aquelas restrições de comida etc… . Para entrar no avião é bem tranquilo, ninguém confere nada. Ele tem que ir no chão, embaixo da poltrona da frente. Por sorte o Nero é muito tranquilo, nem late e nem chora, ninguém nem percebe que tem um cachorro a bordo!
Eu levo umas gotinhas que o veterinário preescreve, para ele não vomitar e ficar mais calmo, mas quase nem uso… Mas só o veterinário para informar qual a melhor e a necessidade do seu cãozinho.
E PARA DESEMBARCAR???
Tranquilão. Preencho aquele papel no avião, aviso que tenho um ¨filho¨ para declarar (assinalo a opção que levo animais vivos) e quando chego já vou direto no lugar onde declara. Lá pedem novamente os papéis, o cartão de vacinas, preenchem outro papel, eu assino e prontinho! CHEGAMOS!
Desde que o peso total seja até 10 kg pode, isso junto com a casinha. E tem outra informação importante, a casinha deve ser no tamanho máximo de 36cm de comprimento x 33cm de largura x 25cm de altura. Também pedem que o cãozinho fique confortável lá dentro e consiga dar uma volta completa em torno dele mesmo, mas ó, nunca olharam isso. Mas vai que olham… então é bom considerar essa info. Ah, o kennel deve ser de material resistente e a prova de vazamentos.
QUE PAPELADA PRECISA?
Antes de mais nada, TODAS AS VACINAS DEVEM ESTAR EM DIA! TOOOOODAS! Isso é muito importante, se alguma estiver faltando pode dificultar ou até impossibilitar a entrada do bichinho no país de destino. A mais importante de todas é a anti-rábica que deve ter sido aplicada pelo menos 30 dias antes e menos de um ano da data da viagem (para cães com mais de 3 meses). Então já sabem, carteirinha de vacinação sempre em ordem. Com as vacinas ok, uns 3 dias antes de embarcar pegue um atestado de saúde com seu veterinário de confiança (tem validade de 3 dias corridos até a emissão do CZI, já já conto do que se trata) onde estarão descritas as características do animal (nome, raça, sexo, cor, idade, peso, etc) e suas condições de saúde. Com o atestado do veterinário em mãos, no outro dia vá até um órgão oficial do Ministério da Agricultura para tirar o CZI – Certificado Zoo Sanitário Internacional.
E COMO QUE EMBARCA??
Normal, chegue um pouquinho antes pois no check in tem mais papelada. NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR TODOS OS DOCUMENTOS, INCLUSIVE O CARTÃO DE VACINAÇÃO. Sem esses papéis, o peludo não embarca. Lá vão te pedir o CZI e pesar o animal.
Para passar no Raio X, tire o animal da casinha e passe só ela. Em viagens internacionais não me arrisco a levar ração por aquelas restrições de comida etc… . Para entrar no avião é bem tranquilo, ninguém confere nada. Ele tem que ir no chão, embaixo da poltrona da frente. Por sorte o Nero é muito tranquilo, nem late e nem chora, ninguém nem percebe que tem um cachorro a bordo!
¨Mas tem um cachorro aí??? É de verdade?¨ Ouvi isso na última viagem, de tão tranquilo que ele fica rsrsrs
PRECISA MEDICAR?Eu levo umas gotinhas que o veterinário preescreve, para ele não vomitar e ficar mais calmo, mas quase nem uso… Mas só o veterinário para informar qual a melhor e a necessidade do seu cãozinho.
E PARA DESEMBARCAR???
Tranquilão. Preencho aquele papel no avião, aviso que tenho um ¨filho¨ para declarar (assinalo a opção que levo animais vivos) e quando chego já vou direto no lugar onde declara. Lá pedem novamente os papéis, o cartão de vacinas, preenchem outro papel, eu assino e prontinho! CHEGAMOS!
Maquiagem para Trabalhar
Nós mulheres, apesar da correria do dia a dia, precisamos reservar alguns minutinhos em frente ao espelho antes de sair de casa. Afinal, precisamos disfarçar olheiras, corrigir imperfeições e dar uma iluminada em certos pontos do rosto. Ao mesmo tempo, o cuidado é necessário para não exagerarmos, pois um ambiente de trabalho é sério e a maquiagem precisa sempre mais ser leve e natural.
Devemos sempre estar prontas para qualquer contratempo no nosso trabalho, um almoço um happy hour, uma visita, enfim, estar maquiada é fundamental. Com o tempo vamos aprendendo o que fica bom para o nosso rosto, qual cor combina mais, qual cor não devemos usar.
É importante vocês irem para frente do espelho e se aventurarem. Testem e experimentem um montão até conhecer o que fica melhor.
Vou dividir algumas dicas que acho fundamentais e que funcionam super bem para a maioria das pessoas.
- O corretivo é o meu produto favorito e sempre começo a maquiagem por ele. O ideal é que ele seja um tom ou dois mais claros que a pele e seja aplicado nas olheiras, em volta do nariz e em áreas que você gostaria de levantar.
- Na sequencia vem a base. Adoro massagear com as mãos, como se fosse um creme – Isso ajuda a deixar mais natural e uniforme. Escolho sempre um tom mais dourado, pois proporciona uma aparência saudável de quem esteve na praia no final de semana.
Pó somente na testa, em volta do nariz e no queixo!
Nos olhos, é importante usar um lápis de boa qualidade que não escorra e não borre, nada pior que uma pessoa chegar no final do dia com os olhos todos borrados.
Valorize os cantos internos com iluminador, sombreie a raiz dos cílios superiores e inferiores com uma sobra marrom escura ou preta. Ela também vai auxiliar na fixação do lápis. Aposte em máscara de cílios.
Escove sempre as sobrancelhas e passe uma sobra especifica para preenche possíveis falhas.
- Importante um blush para finalizar, mas esse deve ser bem claro e natural.
- Use a boca com batom cor de boca, nunca vermelho no trabalho!
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
Paixão por Acessórios
Meu fascínio por este mundo à parte, que é o das bijoux, vem de longa data. Estou sempre procurando por novidades, passo horas pesquisando na internet, visitando lojas, brechós, feirinhas de rua e folheando revistas de moda. No meio a tantas marcas que temos no mercado, as que trabalham sustentabilidade de forma criativa sempre me chamam atenção.
As bijoux recicladas são uma alternativa às joias, que provocam grande impacto ambiental por causa da extração do ouro e, na maioria das vezes, a peça não serve como investimento, pois o que custa caro mesmo é o design e não o valor do metal no mercado. Sem falar que a cadeia produtiva do ouro desconsidera regras mínimas de inclusão social.
Seja qual for o seu estilo, acessórios são sempre coringas que ajudam a dar um “up” no visual. Escolha peças que tenham a sua cara e que sejam paixão a primeira vista. Assim mesmo passando o tempo elas vão te acompanhar e salvar nas horas de um “sufoco fashion”.
Repaginando o guarda roupa para o verão
Alguns itens que foram tendência no inverno também podem ser adaptados. É o caso da calça estampada, que agora pode ser combinada com tops coloridos, e da dupla PB, que continua fazendo sucesso.
Com a seleção feita é hora de ver o que falta para compor looks com a cara da nova estação. Invista em peças de qualidade e que possam ser coordenadas de muitas maneiras, assim você otimiza seu closet e facilita quando for escolher o que vestir. Prefira apostar em acessórios marcantes, eles são fundamentais para dar um up no visual.
Lembre-se: nem tudo que é tendência tem a ver com o seu estilo e funciona com o seu tipo físico. Não compre só porque todo mundo esta usando. Seja criteriosa e escolha peças que realmente te favoreçam.
Repaginar o guarda roupa é muito satisfatório. Você consome menos e compra apenas o necessário para dar um toque atual ao que já tem. Quando se consome de maneira consciente todo mundo ganha.
Aprenda a limpar objetos de prata
Papel e caneta na mão? Anote aí:
- Se a peça de prata tiver uma camada de verniz, basta passar uma flanela limpa e seca ou então lave com água morna e seque com a flanela.
- Pegue uma forma de alumínio velha e deixe-a separada, a partir de agora, só para este processo de limpeza dos objetos de prata. Acrescente 1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó e outra, na mesma medida, de sal. Agora, devagar, despeje água fervente e aí é só deixar o objeto imerso nesta mistura. É muito importante que nenhuma parte dele fique de fora da mistura.
Deixe por cerca de 20 minutos e aí é só lavar normalmente.
O recipiente precisa ser de alumínio, pois é ele que será o responsável pela reação com os outros ingredientes. E esta receita vale também para limpar brincos, anéis e colares de prata.
Atenção: não faça isso em peças que são apenas banhadas a prata.
- Para os itens maiores e que não tem como mergulhar, aplique uma pasta de bicarbonato de sódio. Misture uma colher de sopa com um pouquinho de água até formar a pasta. Passe com um pano macio, depois enxague em água morna e seque bem.
- Outra opção é usar o sabão de coco. Faça assim: coloque alguns pedacinhos de sabão de coco na água e esquente, sem deixar ferver. Aí mergulhe as peças de prata, deixe por 1 minuto e retire. Repita esta operação até que a peça esteja limpa, lave com água fria a seque com um pano macio.
- A pasta de dente branca também pode ajudar. Use uma flanela seca e macia e passe a pasta sobre as manchas da prata, mas cuidado, pois a pasta pode riscar.
Dica de conservação
Aquelas peças que você quase não usa podem ser limpas e guardadas em local seco envolvidas em papel toalha
Dicas para usar a água oxigenada
O Universo Jatobá separou algumas dicas para facilitar o seu dia a dia.
Limpeza da escova de dente – Você sabia que a escova de dente é um dos objetos da sua casa que mais acumula sujeira? Como a escova fica no banheiro, muitas vezes perto do vaso sanitário, ela pode ser infectada pela bactéria E. Coli. Para desintoxicá-la, mergulhe-a em um copo com a mesma quantidade de água oxigenada e de água para matar todas as bactérias.
Retire manchas de vinho – Eliminar uma mancha de vinho de um tecido não é uma tarefa fácil. Mas a água oxigenada pode te ajudar nessa missão. Misture a água oxigenada com detergente líquido. Depois, despeje a mistura sobre a mancha e em seguida seque a área com uma toalha. Para finalizar, lave a peça com água morna e deixe secar normalmente.
Elimine manchas de sangue – Assim como o vinho, o sangue também é complicado de ser removido dos tecidos. A água oxigenada a 10% é a mais recomendada nesse caso. Despeje o líquido sobre a mancha e deixe agir durante 10 minutos. Em seguida, esfregue a peça a mão ou com a ajuda de uma escovinha macia. Depois, enxágue com água fria. Se a mancha não sair completamente, repita o procedimento.
Remova manchas de suor – Para eliminar aquelas terríveis manchas de suor que se formam nas roupas, misture uma parte de detergente ou sabão líquido com duas partes de água oxigenada. Espalhe a mistura sobre a área manchada e deixe ali por uma hora. Depois, é só lavar a peça com água fria.
Limpe o vaso sanitário – No banheiro o vaso sanitário é aquele que mais acumula bactérias. Por ter uma ação anti-bacteriana, a água oxigenada pode ser uma aliada na limpeza do seu banheiro. Despeje meia xícara de água oxigenada dentro do vaso sanitário e deixe a substância agir durante 30 minutos. Depois, dê a descarga normalmente.
Higienização da tábua de corte – A tábua de madeira usada para cortar carnes, vegetais e legumes deve ser bem lavada sempre que for utilizada. Para desinfetar essa tábua, basta lavá-la com água quente e esfregue água oxigenada diluída em um pouco de vinagre.
Limpeza da geladeira – Para deixar a sua geladeira bem limpinha, esfregue toda a superfície interna com água oxigenada. Em seguida, limpe com um pano seco.
Desinfete a esponja de lavar louça – A esponja é outro utensílio doméstico que costuma acumular germes e bactérias. Uma boa dica para higienizar a esponja, é lavá-la com água oxigenada. É só misturar uma parte de água morna com uma parte de água oxigenada em uma vasilha. Em seguida, mergulhe a esponja no local e deixe de molho por 15 minutos.
Clareie unhas amareladas – O uso constante de esmaltes pode deixar as unhas com aspecto amarelado. Para resolver o problema, coloque um pouco de água oxigenada em um pedaço de algodão e esfregue sobre as unhas manchadas. Repita o procedimento algumas vezes e logo você vai perceber que o amarelado irá desaparecer.
Você conhece mais alguma dica de limpeza que utiliza a água oxigenada? Conte pra gente!
Depois dos 40: Idade e infertilidade
Uma longa e antiga discussão gira em torno da gravidez após os 40 anos. No entanto, a resposta para tantas dúvidas é na simples afirmação de que a gestação após a idade citada pode colocar em risco a vida da mulher.
Isso ocorre por conta de algumas complicações que podem surgir no caminho, como hipertensão ou até mesmo diabetes gestacional. É importante lembrar que, independente da idade, durante a gravidez, o trabalho do coração e a circulação sanguínea aumentam, o que pode sobrecarregar o músculo cardíaco.
O preparo físico também conta bastante. O ideal é que a futura mamãe, se já estiver com mais de 40, não sofra com problemas como osteoporose, obesidade ou problemas de circulação.
Muitas mulheres conseguem engravidar naturalmente; outras não. O número de óvulos que a mulher produz começa a cair cerca de 20 anos antes da menopausa. Os óvulos podem ser produzidos com defeitos nos cromossomos, o que aumenta o risco de aborto espontâneo ou malformações.
No caso de infertilidade, a reprodução assistida tem sido indicada; aliás, de acordo com a Sociedade Brasileira de reprodução Assistida (SBRA), a idade máxima recomendada é 50 anos, no entanto, não existe uma lei que limite a idade de reprodução após esta idade, apesar de ser contraindicada por grande parte dos médicos.
A Inseminação Artificial é a técnica mais simples e usada. Neste caso, a fecundação ocorre dentro do corpo da mulher, a partir do sêmen que é inserido no colo do útero. É indicada no caso de casais que apresentem problemas relacionados à infertilidade, como dificuldade na ovulação ou produção de baixo número de espermatozoide. A Fertilização In Vitro (FIV) é uma técnica que consiste em retirar o óvulo feminino do corpo da mulher e fecundá-lo por um espermatozoide em laboratório. Se tudo der certo, o embrião é transferido para o útero da mulher. Esta técnica é comum em mulheres com endometriose, problema nas trompas ou outros problemas.
A ICSI – Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides – funciona quase como a Fertilização in Vitro. Um estudo recente publicado na revista médica americana “Fertility and Sterility” evidenciou que mulheres de 40 anos que se submetem a tratamentos para engravidar têm 25% de chance de conceber um bebê com seus próprios óvulos. Aos 43, esse número cai para 10%, enquanto que aos 44 a chance despenca para apenas 1,6%.
Conheça as plantas que são tóxicas para cães e gatos
O recomendado é prestar atenção aos sinais, como vômitos, manifestações da pele (coceira, manchas), salivação em excesso, dor abdominal, falta de apetite, inchaço nos olhos e na boca, sonolência, agitação extrema, diarreia, dificuldade para respirar (animal fica ofegante), alterações dos batimentos cardíacos, convulsões e até hemorragias. “A intoxicação, dependendo da quantidade de planta ingerida e do tamanho do paciente, pode até matar”, alerta.
Segundo a especialista, a atenção deve ser maior com os filhotes que, por serem mais curiosos, costumam ser as principais vítimas. Mas o que faz o animal comer plantas? Além de achar que se trata de um brinquedo, há casos de pets que comem flores e plantas para matar a sede, a fome ou simplesmente porque estão entediados.
Confira uma lista de plantas podem causar problemas para a saúde de cães e gatos:
Aloe Vera (Babosa)
Alamanda (Roxa)
Azaleia
Bico-de-papagaio
Chapéu de Napoleão
Cambará.
Comigo-ninguém-pode
Copo-de-leite
Coroa de cristo
Dedo-do-Diabo
Erva-de-rato
Espirradeira
Flor das Almas
Mamona
Olho-de-Cabra
Onze-horas
Pinhão-roxo
Saia branca
Samambaia
Sangue-de-boi
Tulipa
Unha-de-gato
Vernônia
“Em caso de suspeita, não se deve induzir o vômito, nem dar leite ou água. O ideal é procurar auxílio do veterinário o quanto antes possível para não complicar o caso. É importante observar se há restos de plantas nos dejetos dos animais”, aconselha.
Entrevista para emprego
A saia um palmo acima do joelho. Era óbvio o seu desconforto tentando o tempo todo puxar a saia, no sentido de esconder as coxas. Então por que usa-la tão curta? E era esta moça que pretendia dar conselhos sobre comportamento em entrevistas? Coitados dos seus clientes! Será que ela não se deu conta que uma entrevista na televisão é a melhor maneira de vender-se profissionalmente? Outra coisa: o seu português era muito ruim. A pronúncia demonstrava baixo nível de escolaridade e recheada de verbos como “andanu”, “cumê” e outras barbaridades.
Fiquei pensando na grande quantidade de pessoas que, precisando procurar emprego, contratam essas pessoas que se dizem especialistas em comportamento e que não têm a menor qualificação para tanto. Acho ainda que o pior é que uma pessoa não qualificada pode instruir os clientes de maneira totalmente errada. Ninguém consegue fazer-se passar por uma pessoa que não é.
Por exemplo, se alguém pretende ser candidato a trabalhar em um Call Center, deve saber de antemão que uma boa dicção é condição eliminatória. Para ser caixa em uma loja ou supermercado são requeridas qualidades de rapidez e boas habilidades de tratamento com o público. Cada atividade requer habilidades específicas. Não perca o seu tempo procurando qualquer emprego. Todos temos melhor habilitação para alguma coisa. Não tente ser o que você não é.
Compre hoje e use sempre
Quando se trata de comprar os clássicos o melhor é optar por peças de qualidade. Não faz sentido economizar em um item que você pode usar por muitos anos. Tenho peças no meu armário que comprei várias coleções atrás e estão sempre atuais.
Invista nos básicos como uma boa camisa branca. É uma peça que não pode faltar no seu armário, simples e chic pode ser combinada com calça preta, jeans ou uma saia, te acompanha do trabalho ao final de semana. Eu amo comprar cardigãns. Para nosso clima eu prefiro os de algodão que podem ser usados no verão também quando da aquela esfriadinha a noite, mas ter um bom cardigã de cashmere para o inverno também é uma boa pedida. Uso sobre camisas, vestidos ou com jeans. Todo mundo já sabe, mas não poderia deixar de falar, um vestido preto é fundamental. Combinado com os acessórios certos é o coringa para qualquer situação.
Para este verão minhas dicas de peças para você comprar hoje e usar sempre são:
Camisa de seda
Camiseta listrada
Tricot de ponto largo
Saia jeans
Calça de linho branca
Vestido estampado
Sandália acabela com salto de corda
Bolsa de palha
E não se esqueça: comprar peças de qualidade pode sair mais caro hoje, mas no futuro você acaba economizando!
Controle o excesso de ácido úrico no organismo
O ácido úrico é o resultado da quebra das moléculas de purina, feita por uma enzima chamada xantina oxidase. A purina é uma proteína encontrada em muitos alimentos e também em algumas bebidas alcoólicas – na cerveja, por exemplo, há uma grande quantidade de purina. Além da bebida e das proteínas, o estresse físico, o uso de anti-inflamatórios e o uso de diuréticos são mais três fatores que podem desencadear o problema.
Grande parte da purina, depois de consumida, e transformada em ácido úrico, é eliminada pelos rins, pela bile e pelo intestino. O nível de ácido úrico no sangue sobe ou pelo aumento da produção, ou pela pouca eliminação pela urina ou por interferência de medicamentos.
O alto nível de ácido úrico forma pequenos cristais de urato de sódio nas articulações, o que causa dor e inflamação. Mãos, pés, joelhos e tornozelos são, geralmente, os mais afetados. O ácido úrico em excesso pode trazer problemas renais, inclusive pedras nos rins, e problemas cardiovasculares.
Algumas dicas para controlar o excesso de ácido úrico no sangue são:
- Exclua do cardápio carnes como bacon, vitela, cabrito, carneiro, miúdos (fígado, coração, rim, língua).
- Peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, marisco, ostra e camarão também devem ser evitados para controlar o ácido úrico.
- Não beba nada de origem alcoólica.
- Dê preferência aos alimentos in natura e procure manter uma dieta equilibrada e rica em frutas, verduras e legumes.
- Evite ao máximo produtos industrializados.
- Beba bastante água para conseguir eliminar o ácido úrico.
- O consumo de leite, chá, café, chocolate, queijo magro, ovo cozido, cereais, macarrão, fubá, arroz e frutas estão liberados.
Antes de qualquer atitude, procure um médico para o diagnóstico preciso e siga o tratamento corretamente.
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Hábitos que você precisa abandonar para ser mais feliz
1. Desista da sua necessidade de estar sempre certo
Há tantos de nós que não podem
suportar a ideia de estarem errados – querem ter sempre razão – mesmo
correndo o risco de acabar com grandes relacionamentos ou causar
estresse e dor, para nós e para os outros. E não vale a pena, mesmo.
Sempre que você sentir essa
necessidade “urgente” de começar uma briga sobre quem está certo e quem
está errado, pergunte a si mesmo: “Eu prefiro estar certo ou ser gentil?” (Wayne Dyer)
Que diferença fará? Seu ego é mesmo tão grande assim?
2. Desista da sua necessidade de controle
Estar disposto a abandonar a sua
necessidade de estar sempre no controle de tudo o que acontece a você e
ao seu redor – situações, eventos, pessoas, etc. Sendo eles entes
queridos, colegas de trabalho ou apenas estranhos que você conheceu na
rua – deixe que eles sejam. Deixe que tudo e todos sejam exatamente o
que são e você verá como isso irá o fazer se sentir melhor.
“Ao abrir mão, tudo é feito. O mundo é ganho por quem se desapega, mas é necessário você tentar e tentar. O mundo está além da vitória.” Lao Tzu
3. Pare de culpar os outros
Desista desse desejo de culpar as
outras pessoas pelo que você tem ou não, pelo que você sente ou deixa de
sentir. Pare de abrir mão do seu poder e comece a se responsabilizar
pela sua vida.
4. Abandone as conversinhas auto-destrutivas
Quantas pessoas estão se machucando
por causa da sua mentalidade negativa, poluída e repetidamente
derrotista? Não acredite em tudo o que a sua mente está te dizendo –
especialmente, se é algo pessimista. Você é melhor do que isso.
“A mente é um instrumento soberbo, se usado corretamente. Usado de forma errada, contudo, torna-se muito destrutiva.” Eckhart Tolle
5. Deixe de lado as crenças limitadoras sobre
quem você pode ou não ser, sobre o que é possível e o que é impossível.
De agora em diante, não está mais permitido deixar que as suas crenças
restritivas te deixem empacado no lugar errado. Abra as asas e voe!
“Uma crença não é uma ideia realizada pela mente, é uma ideia que segura a mente.” Elly Roselle
6. Pare de reclamar
Desista da sua necessidade constante
de reclamar daquelas várias, várias, váaaarias coisas – pessoas,
momentos, situações que te deixam infeliz ou depressivo.
Ninguém pode te deixar infeliz,
nenhuma situação pode te deixar triste ou na pior, a não ser que você
permita. Não é a situação que libera esses sentimentos em você, mas como
você escolhe encará-la. Nunca subestime o poder do pensamento positivo.
Né?
7. Esqueça o luxo de criticar
Desista do hábito de criticar
coisas, eventos ou pessoas que são diferentes de você. Nós somos todos
diferentes e, ainda assim, somos todos iguais. Todos nós queremos ser
felizes, queremos amar e ser amados e ser sempre entendidos. Nós todos
queremos algo e algo é desejado por todos nós.
8. Desista da sua necessidade de impressionar os outros
Pare de tentar tanto ser algo que
você não é só para que os outros gostem de você. Não funciona dessa
maneira. No momento em que você pára de tentar com tanto afinco ser algo
que você não é, no instante em que você tira todas as máscaras e aceita
quem realmente é, vai descobrir que as pessoas serão atraídas por você –
sem esforço algum.
9. Abra mão da sua resistência à mudança
Mudar é bom. Mudar é o que vai te
ajudar a ir de A a B. Mudar vai melhorar a sua vida e também as vidas de
quem vive ao seu redor. Siga a sua felicidade, abrace a mudança – não
resista a ela.
“Siga a sua felicidade e o mundo abrirá portas para você onde antes só havia paredes” Joseph Campbell
10. Esqueça os rótulos
Pare de rotular aquelas pessoas,
coisas e situações que você não entende como se fossem esquisitas ou
diferentes e tente abrir a sua mente, pouco a pouco. Mentes só funcionam
quando abertas.
“A mais extrema forma da ignorância é quando você rejeita algo sobre o que você não sabe nada” Wayne Dyer
11. Abandone os seus medos
Medo é só uma ilusão, não existe –
você que inventou. Está tudo em sua cabeça. Corrija o seu interior e, no
exterior, as coisas vão se encaixar.
“A única coisa de que você deve ter medo é do próprio medo” Franklin D. Roosevelt
12. Desista de suas desculpas
Mande que arrumem as malas e diga que estão demitidas. Você não precisa mais delas.
Muitas vezes nos limitamos por causa
das muitas desculpas que usamos. Ao invés de crescer e trabalhar para
melhorar a nós mesmos e nossas vidas, ficamos presos, mentindo para nós
mesmos, usando todo tipo de desculpas – desculpas que, 99,9% das vezes,
não são nem reais.
13. Deixe o passado no passado
Eu sei, eu sei. É difícil.
Especialmente quando o passado parece bem melhor do que o presente e o
futuro parece tão assustador, mas você tem que levar em consideração o
fato de que o presente é tudo que você tem e tudo o que você vai ter. O
passado que você está desejando – o passado com o qual você agora sonha –
foi ignorado por você quando era presente.
Pare de se iludir. Esteja presente
em tudo que você faz e aproveite a vida. Afinal, a vida é uma viagem e
não um destino. Enxergue o futuro com clareza, prepare-se, mas sempre
esteja presente no agora.
14. Desapegue do apego
Este é um conceito que, para a
maioria de nós é bem difícil de entender. E eu tenho que confessar que
para mim também era – ainda é -, mas não é algo impossível. Você melhora
a cada dia com tempo e prática. No momento em que você se desapegar de
todas as coisas, (e isso não significa desistir do seu amor por elas –
afinal, o amor e o apego não têm nada a ver um com o outro; o apego vem
de um lugar de medo, enquanto o amor… bem, o verdadeiro amor é puro,
gentil e altruísta, onde há amor não pode haver medo e, por causa disso,
o apego e o amor não podem coexistir), você irá se acalmar e se virá a
se tornar tolerante, amável e sereno… Você vai alcançar um estado que te
permita compreender todas as coisas, sem sequer tentar. Um estado além
das palavras.
15. Pare de viver a sua vida segundo as expectativas das outras pessoas
Pessoas demais estão vivendo uma
vida que não é delas. Elas vivem suas vidas de acordo com o que outras
pessoas pensam que é o melhor para elas, elas vivem as próprias vidas de
acordo com o que os pais pensam que é o melhor para elas, ou o que seus
amigos, inimigos, professores, o governo e até a mídia pensa que é o
melhor para elas. Elas ignoram suas vozes interiores, suas intuições.
Estão tão ocupadas agradando todo mundo, vivendo as suas expectativas,
que perdem o controle das próprias vidas. Isso faz com que esqueçam o
que as faz feliz, o que elas querem e o que precisam – e, um dia,
esquecem também delas mesmas.
Você tem a sua vida – essa vida
agora – você deve vivê-la, dominá-la e, especialmente, não deixar que as
opiniões dos outros te distraiam do seu caminho.
-
Como chegar bem aos 40.
Pele radiante - mesmo com pouca maquiagem – e fios bem cuidados formam o
combo dos sonhos de todas as mulheres, e conquistá-lo não é tarefa
fácil, ainda mais para quem está perto dos 40. Para aumentar a idade
apenas na carteira de identidade, sem comprometer a beleza, cuidados
específicos com o cabelo, pele e corpo são fundamentais.
Cuidados com os fios
“Nem todo mundo sabe, por isso é sempre importante lembrar: cabelo envelhece!”, afirma o profissional Ricardo Moçali, do salão Werner. Assim como a pele, os fios sofrem com a ação do tempo e, por isso, é recomendado que as mulheres acima dos 40 anos façam periodicamente hidratações capilares. “Procure produtos que tenham na sua composição ítens como aloe vera, ceramidas, colágeno, lanolina, manteiga de karité, pantenol ou queratina”, aconselha Moçali.
Além da hidratação caseira, a cabeleireira Lela Athanasio, do salão Crystal Hair, também indica reconstruções capilares. “Aos 40, o cabelo da mulher fica mais ressecado devido a diminuição dos hormônios, então é necessário uma carga extra na hora de hidratar. As reconstruções capilares ajudam a devolver a maciez e maleabilidade que os fios precisam”, ensina.
Também é importante cuidado ao tingir os cabelos. “Começam a surgir os primeiros fios brancos e as mulheres correm para os salões para pintá-los, mas elas devem estar preparadas para a manutenção da cor. É recomendado usar produtos como xampu, condicionador e leave in para cabelos coloridos”, diz a cabelereira Zeni Meireles, da Ophicina do Cabelo.
Os cuidados com a pele também são fundamentais para manter a aparência jovem. Apesar de parecer clichê, o filtro solar é o campeão das clínicas dermatológicas. “Não pode pegar sol nos horários de pico, nem mesmo em dias nublados, e o protetor solar deve ser, no mínimo, com fator FPS 60”, afirma a dermatologista Gabriella Vasconcellos. Além do rosto, é importante proteger também o colo, o pescoço e as mãos. Apesar de não serem muito lembrados nos rituais de beleza, eles também ficam expostos aos raios ultravioleta e tendem a envelhecer mais rápido.
“Nem todo mundo sabe, por isso é sempre importante lembrar: cabelo envelhece!”, afirma o profissional Ricardo Moçali, do salão Werner. Assim como a pele, os fios sofrem com a ação do tempo e, por isso, é recomendado que as mulheres acima dos 40 anos façam periodicamente hidratações capilares. “Procure produtos que tenham na sua composição ítens como aloe vera, ceramidas, colágeno, lanolina, manteiga de karité, pantenol ou queratina”, aconselha Moçali.
Além da hidratação caseira, a cabeleireira Lela Athanasio, do salão Crystal Hair, também indica reconstruções capilares. “Aos 40, o cabelo da mulher fica mais ressecado devido a diminuição dos hormônios, então é necessário uma carga extra na hora de hidratar. As reconstruções capilares ajudam a devolver a maciez e maleabilidade que os fios precisam”, ensina.
Também é importante cuidado ao tingir os cabelos. “Começam a surgir os primeiros fios brancos e as mulheres correm para os salões para pintá-los, mas elas devem estar preparadas para a manutenção da cor. É recomendado usar produtos como xampu, condicionador e leave in para cabelos coloridos”, diz a cabelereira Zeni Meireles, da Ophicina do Cabelo.
Claudia Raia
Pele perfeitaOs cuidados com a pele também são fundamentais para manter a aparência jovem. Apesar de parecer clichê, o filtro solar é o campeão das clínicas dermatológicas. “Não pode pegar sol nos horários de pico, nem mesmo em dias nublados, e o protetor solar deve ser, no mínimo, com fator FPS 60”, afirma a dermatologista Gabriella Vasconcellos. Além do rosto, é importante proteger também o colo, o pescoço e as mãos. Apesar de não serem muito lembrados nos rituais de beleza, eles também ficam expostos aos raios ultravioleta e tendem a envelhecer mais rápido.
Como Cuidar dos Cabelos Crespos.
"Como nascem em espiral desde a raiz, os cabelos crespos são
naturalmente mais opacos e ressecados, já que a distribuição da
oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios é mais difícil.
Além disso, eles têm excesso de volume e são mais difíceis de pentear,
dificultando a definição dos cachos. Por isso, mantê-los bem lavados e
hidratados é fundamental para que não fiquem armados e sem vida",
complementa.
Pensando nisso, pedimos ao cabeleireiro para listar os cuidados essenciais para viver em harmonia com os cabelos crespos e encaracolados. Confira!
1) Fios hidratados, sempre
Se o cabelo não estiver hidratado, dificilmente você terá cachos sedosos e definidos. Segundo Guerreiro, o truque é substituir o condicionador usado no banho por uma máscara de hidratação. "O condicionador limpa, mas não contribui tanto assim para a hidratação do fio. Além disso, é importante lavar bem e retirar todo o produto, porque qualquer resíduo pode se tornar um sebo e grudar no couro cabeludo, causando coceira e descamação", explica.
2) Esqueça o elástico
Quem tem mania de prender o cabelo com elástico não sabe o crime que está cometendo contra os fios. "O cabelo crespo nasce em espiral e, com a tração causada pelo uso do elástico, acaba formando frizz e quebrando os fios", diz ele.
3) O difusor é seu melhor amigo
Nunca ouviu falar? É aquele acessório arredondado que deve ser acoplado no bico do secador. Segundo o cabeleireiro, ele é a melhor arma das mulheres para ajudar na hora de conseguir cachos definidos. "O difusor serve para definir as ondas, enquanto o secador tem um efeito mais 'alisante'. O truque é não usá-lo com a temperatura muito alta. Lembre-se que é para definir as ondas, e não para tostar os fios", ensina.
4) Invista em um leave in
"O cabelo crespo ou encaracolado perde água com muita facilidade", explica Guerreiro. Nesse caso, o leave in funciona como uma película protetora dos fios, mantendo-os hidratados por mais tempo.
5) Trate os fios com cuidado
É preciso ter cuidado até na hora de pentear o cabelo. "Se for desembaraçá-lo, faça-o apenas debaixo d'água e com algum creme para pentear, para não quebrar os fios. Além disso, evite usar prancha ou chapinha para alisá-lo, principalmente se o cabelo já tiver química por causa de relaxamentos", conta o especialista.
Pensando nisso, pedimos ao cabeleireiro para listar os cuidados essenciais para viver em harmonia com os cabelos crespos e encaracolados. Confira!
1) Fios hidratados, sempre
Se o cabelo não estiver hidratado, dificilmente você terá cachos sedosos e definidos. Segundo Guerreiro, o truque é substituir o condicionador usado no banho por uma máscara de hidratação. "O condicionador limpa, mas não contribui tanto assim para a hidratação do fio. Além disso, é importante lavar bem e retirar todo o produto, porque qualquer resíduo pode se tornar um sebo e grudar no couro cabeludo, causando coceira e descamação", explica.
Solange Knowles, irmã de Beyoncé: adepta do
estilo black power.
estilo black power.
Quem tem mania de prender o cabelo com elástico não sabe o crime que está cometendo contra os fios. "O cabelo crespo nasce em espiral e, com a tração causada pelo uso do elástico, acaba formando frizz e quebrando os fios", diz ele.
3) O difusor é seu melhor amigo
Nunca ouviu falar? É aquele acessório arredondado que deve ser acoplado no bico do secador. Segundo o cabeleireiro, ele é a melhor arma das mulheres para ajudar na hora de conseguir cachos definidos. "O difusor serve para definir as ondas, enquanto o secador tem um efeito mais 'alisante'. O truque é não usá-lo com a temperatura muito alta. Lembre-se que é para definir as ondas, e não para tostar os fios", ensina.
4) Invista em um leave in
"O cabelo crespo ou encaracolado perde água com muita facilidade", explica Guerreiro. Nesse caso, o leave in funciona como uma película protetora dos fios, mantendo-os hidratados por mais tempo.
5) Trate os fios com cuidado
É preciso ter cuidado até na hora de pentear o cabelo. "Se for desembaraçá-lo, faça-o apenas debaixo d'água e com algum creme para pentear, para não quebrar os fios. Além disso, evite usar prancha ou chapinha para alisá-lo, principalmente se o cabelo já tiver química por causa de relaxamentos", conta o especialista.
Como a alimentação interfere na beleza da pele
Não adianta nada fazer um monte de exercícios ou usar um monte de produtos se a alimentação não estiver correta. A água, por exemplo, é responsável pela hidratação da pele; as proteínas, pela formação dos músculos e tonicidade da pele; o sal em excesso aumenta a pressão arterial e propicia a retenção de liquido; os carboidratos, responsáveis pela energia, pela disposição e até pelo nosso bom humor e têm sido erroneamente banidos de muitas dietas criando vários problemas.
Portanto, uma alimentação equilibrada é mesmo muito importante para quem quer entrar (e manter-se) em forma. Comer mal torna o corpo vulnerável a doenças com gordura em excesso, pele grossa, opaca, celulite e pouco músculo. Resumindo um desastre!
A dica é acertar na hora de ir às compras. Não deixe faltar na sua lista: clara de ovos que hoje já vende sozinha numa embalagem igual de leite (ótima fonte de proteína), queijo branco ou requeijão light, peito de peru, peito de frango, filet de robalo, salmão, fraldinha (carne supermagra), pão integral light de preferência com grãos e fibras (carboidrato de excelente qualidade), azeite de oliva extravirgem (duas colheres de sopa por dia são a necessidade de gordura diária), muita verdura e saladas, iogurte zero de gordura, gelatina e temperos (como as pimentas que aceleram o metabolismo), as barrinhas são uma ótima opção para aquela fominha fora de hora, e o whey protein tomo sempre após o treino e no final do dia. Outra coisa importante é beber muita, muita água!
Garanto que comendo sempre ou pelo menos dando preferência para esses alimentos a pele vai reagir aumentando o tônus e o brilho e o aumento dos músculos também. Aqui vai um exemplo de dieta que eu faço, isso não quer dizer que sirva para todo mundo, recomendo sempre que se procure uma nutricionista para eu ela identificar as necessidades pessoais de cada um.
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Cuidados com o Cabelo descolorido
LAVAGEM
Na hora de lavar o cabelo lave com muito cuidado, pois o cabelo molhado fica mais frágil e sujeito a quebra, use um shampoo com pH 4, o condicionador deve ser também de pH entre 3 e 4, passe o condicionador somente no comprimento e pontas nunca na raiz, massageie o cabelo e passe os dedos entre os fios para soltar e desembaraçar, enxague muito bem.
FAZER ESCOVA
Se o seu cabelo for um loiro muito claro primeiro seque todo o cabelo depois modele com escova, se for mechas tom sobre tom ou muito cacheado tire o excesso de água e escove normalmente, e não se esqueça do protetor térmico e para finalizar um reparador de pontas ou melhor ainda um oleo de argan evitando sempre a raiz.
NEUTRALIZAR O AMARELO
Manter o loiro bonito é simples, em casa você vai usar um shampoo desamarelador uma vez por semana, vc também pode usar uma mascara neutralizante, ir todo mês ao salão para tonalizar o cabelo.
Muitas pessoas não fazem mechas por medo de ressecar muito o cabelo, mas se cuidar corretamente você vai ter uma cabelo loiro e muito macio, hidratação todo semana é in-dis-pen-sá-vel, seja em casa ou no salão, sempre use mascaras com pH 3, que fecha as cutículas do cabelo, a reconstrução é feita uma vez por mês, ela age mais internamente e como o nome diz reconstrói a fibra capilar dando mais resistência ao fio e preparando para a próxima descoloração.
O Estresse em Nossa Vida
Com
a rotina atribulada, cada vez mais o estresse é uma queixa comum entre
as pessoas. Ele pode causar problemas físicos, como má digestão, doenças
cardiovasculares, sistema imunológico debilitado e depressão.
Assim, a dica é observar seu corpo. Ele pode estar dando sinais de
estresse e de que você está sacrificando sua saúde e seu bem-estar
mental. E, muitas vezes, você pode não perceber que os sintomas que
apresenta estão relacionados ao estresse. Conheça alguns deles:
1. Náuseas e vômitos
Em algumas pessoas, o estresse e a ansiedade estão relacionados a problemas digestivos, incluindo náuseas e vômitos diários.
Vômitos frequentes podem causar problemas à saúde, que vão desde
desidratação até descalcificação de dentes e feridas no esôfago.
Se você tem esses sintomas procure se acalmar e diminuir a fonte de estresse!
2. Queda de cabelo
A queda de cabelo pode ter várias causas, entre elas o estresse. Quando
associada ao estresse, é chamada de alopecia areata, uma doença
autoimune que faz com que as células de defesa do organismo ataquem os
folículos capilares, fazendo-os cair.
Outra condição
desencadeada pelo estresse, que tem resultados ainda mais extremos, é
chamada de eflúvio telógeno, que é basicamente caracterizado por uma
perda repentina (até 70%) dos cabelos. Muitas vezes, as pessoas não
associam essa condição ao estresse, pois pode ocorrer até meses após
algum evento estressante.
Em geral, esses problemas se solucionam quando a situação é superada.
3. Sangramento nasal
Situações de estresse podem desencadear hemorragias nasais. Isso pode
ocorrer, pois quando se está estressado é comum haver picos de pressão
arterial.
Mantenha sua pressão arterial sob controle
por meio de uma alimentação equilibrada, evitando o excesso de sal,
temperos prontos, alimentos industrializados, além de fugir da agitação
diária e buscar por atividades que ajudem na redução do estresse, como
ioga e meditação.
4. Perda de memória
Pessoas submetidas ao estresse frequentemente relatam dificuldade de se
lembrar de fatos recentes. Isso acontece porque o estresse crônico
provoca aumento dos níveis de um hormônio chamado cortisol, que altera o
funcionamento do hipocampo, área do cérebro que controla a memória de
curto prazo. Assim, pode ocorrer diminuição da capacidade do cérebro de
fazê-lo lembrar das coisas.
Lidar com a causa do seu
estresse é a melhor maneira de obter melhora da memória. Mas até que
isso aconteça anote as informações importantes e encontre outras
maneiras de turbinar sua memória. Boas opções são o uso de cápsulas de
ômega-3 e levedo de cerveja – excelente fonte de vitaminas do complexo B
–, nutrientes importantes para o funcionamento do cérebro e para
melhorar a comunicação entre os neurônios.
5. Sistema imunológico debilitado
Um dos efeitos mais visíveis do estresse é a queda do sistema
imunológico. Isso acontece por vários motivos. Primeiro, porque ele
provoca a liberação de catecolaminas, substâncias que ajudam a regular o
sistema imunológico. Quando há liberação excessiva dessas substâncias,
pode ocorrer diminuição em sua capacidade de regular a imunidade. Em
segundo lugar, há redução na função da glândula timo, responsável pela
produção das células de defesa do organismo. Além disso, ocorrem danos
nos telômeros – genes que ajudam na reprodução das células do sistema
imunológico. Uma boa maneira de lidar com o estresse e estimular o
sistema imunológico é a prática regular de atividades físicas e a
manutenção de uma alimentação balanceada.
6. Suor excessivo
Algumas pessoas suam mais quando estão sob estresse. Mas algumas
pessoas sofrem de um quadro chamado hiperidrose – transpiração
excessiva, particularmente nas palmas das mãos e dos pés. Ioga e
meditação podem ajudar a reduzir a transpiração excessiva relacionada ao
estresse e, se o caso for de hiperidrose, é importante consultar um
médico para o tratamento.
Assim, a dica é observar seu corpo. Ele pode estar dando sinais de estresse e de que você está sacrificando sua saúde e seu bem-estar mental. E, muitas vezes, você pode não perceber que os sintomas que apresenta estão relacionados ao estresse. Conheça alguns deles:
1. Náuseas e vômitos
Em algumas pessoas, o estresse e a ansiedade estão relacionados a problemas digestivos, incluindo náuseas e vômitos diários.
Vômitos frequentes podem causar problemas à saúde, que vão desde desidratação até descalcificação de dentes e feridas no esôfago.
Se você tem esses sintomas procure se acalmar e diminuir a fonte de estresse!
2. Queda de cabelo
A queda de cabelo pode ter várias causas, entre elas o estresse. Quando associada ao estresse, é chamada de alopecia areata, uma doença autoimune que faz com que as células de defesa do organismo ataquem os folículos capilares, fazendo-os cair.
Outra condição desencadeada pelo estresse, que tem resultados ainda mais extremos, é chamada de eflúvio telógeno, que é basicamente caracterizado por uma perda repentina (até 70%) dos cabelos. Muitas vezes, as pessoas não associam essa condição ao estresse, pois pode ocorrer até meses após algum evento estressante.
Em geral, esses problemas se solucionam quando a situação é superada.
3. Sangramento nasal
Situações de estresse podem desencadear hemorragias nasais. Isso pode ocorrer, pois quando se está estressado é comum haver picos de pressão arterial.
Mantenha sua pressão arterial sob controle por meio de uma alimentação equilibrada, evitando o excesso de sal, temperos prontos, alimentos industrializados, além de fugir da agitação diária e buscar por atividades que ajudem na redução do estresse, como ioga e meditação.
4. Perda de memória
Pessoas submetidas ao estresse frequentemente relatam dificuldade de se lembrar de fatos recentes. Isso acontece porque o estresse crônico provoca aumento dos níveis de um hormônio chamado cortisol, que altera o funcionamento do hipocampo, área do cérebro que controla a memória de curto prazo. Assim, pode ocorrer diminuição da capacidade do cérebro de fazê-lo lembrar das coisas.
Lidar com a causa do seu estresse é a melhor maneira de obter melhora da memória. Mas até que isso aconteça anote as informações importantes e encontre outras maneiras de turbinar sua memória. Boas opções são o uso de cápsulas de ômega-3 e levedo de cerveja – excelente fonte de vitaminas do complexo B –, nutrientes importantes para o funcionamento do cérebro e para melhorar a comunicação entre os neurônios.
5. Sistema imunológico debilitado
Um dos efeitos mais visíveis do estresse é a queda do sistema imunológico. Isso acontece por vários motivos. Primeiro, porque ele provoca a liberação de catecolaminas, substâncias que ajudam a regular o sistema imunológico. Quando há liberação excessiva dessas substâncias, pode ocorrer diminuição em sua capacidade de regular a imunidade. Em segundo lugar, há redução na função da glândula timo, responsável pela produção das células de defesa do organismo. Além disso, ocorrem danos nos telômeros – genes que ajudam na reprodução das células do sistema imunológico. Uma boa maneira de lidar com o estresse e estimular o sistema imunológico é a prática regular de atividades físicas e a manutenção de uma alimentação balanceada.
6. Suor excessivo
Algumas pessoas suam mais quando estão sob estresse. Mas algumas pessoas sofrem de um quadro chamado hiperidrose – transpiração excessiva, particularmente nas palmas das mãos e dos pés. Ioga e meditação podem ajudar a reduzir a transpiração excessiva relacionada ao estresse e, se o caso for de hiperidrose, é importante consultar um médico para o tratamento.
domingo, 1 de dezembro de 2013
Manchas de suor
Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante
Assinar:
Postagens (Atom)