— Apesar da informação circular bastante, não existe uma comprovação de que o salto altíssimo seja causador de varizes, mas é fato que o uso contínuo deixa a perna em posição desconfortável, causando danos ortopédicos e dores — esclarece Régis Angnes, cirurgião vascular do Sistema de Saúde Mãe de Deus.
O sinal de alerta sobe quando o salto fica na casa dos 15 centímetros e é usado todos os dias.
— Quem gosta deste tipo de salto deveria alternar o uso com outros sapatos mais baixos, pois é comprovado que viver nas alturas causa problemas ósseos. O salto médio promove relaxamento para a panturrilha e isso é extremamente benéfico para a circulação e para o bem-estar da mulher — diz o médico.
Causadas principalmente por herança genética, as varizes também podem ter fundo hormonal ou surgirem devido a sedentarismo e obesidade. Também são comuns em pessoas que passam muito tempo de pé ou sentadas. O ideal é que o tratamento inicie tão logo a mulher perceba o surgimento do problema - seja esteticamente ou pela sensação de peso e dor nas pernas.
— Não há cura, mas tratamento. O ideal é que ele seja definido na consulta com o cirurgião vascular. Quanto mais precoce esse encontro, maiores as chances de melhorar a aparência — conclui Régis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário