Dia 1 e 2: Organize a sala
Sala
-1- Recolha todos os itens que não pertencem ao
ambiente, como roupas, livros, papéis e DVDs. Coloque tudo em cestos
plásticos, um para cada morador da casa e devolva-os para seus donos.
2- Jogue fora os jornais e revistas antigos que não cabem no
revisteiro. Se quiser guardar páginas específicas, escaneie ou consulte
as edições online. Caso colecione revistas, guarde-as em porta-revistas
decorativos.
3- Crie um local perto da porta de entrada para deixar chaves,
celulares, carteiras e correspondência. Pode ser uma bandeja ou tigela
que combine com decoração. Ganchos são uma solução, mas não tão
interessante: você precisará furar paredes.
4- “Fotos demais poluem o ambiente”, diz a organizadora pessoal Anna
Ziccardi. Por isso, concentre os porta-retratos em uma mesa lateral ou
use o porta-retrato digital. Outra opção: deixe sobre a mesa de centro
um álbum ou fotolivro com as fotos favoritas.
5- Guarde CDs e DVDs em organizadores ou caixas decorativas. Se
quiser mantê-los nas caixas originais, limpe a cada 15 dias, para evitar
mofo e poeira.
6- Copos e pratos que não cabem na cozinha vão para um móvel próprio,
como cristaleira ou buffet. Aproveite os copos que sobram para montar
um pequeno bar. Para isso, coloque garrafas de vidro, copos em uma
bandeja sobre o aparador.
7- Organize os quadros de parede. O centro do quadro deve estar a 1,6
m do piso. Quadros acima dos móveis devem estar distribuídos de forma
simétrica a partir do centro do móvel. Coloque-os 25 cm acima do encosto
do sofá e a 20 cm do aparador. Antes de furar as paredes teste se vocês
gostará da nova disposição dos quadros. Para isso, corte folhas de
papel craft com as dimensões do quadro, cole-as nos locais desejados,
afaste-se e veja se tudo está do seu gosto.
8- Aprenda novos hábitos. Sempre que comer na sala, leve os pratos e
copos para a cozinha; descarte jornais antigos; guarde bolsas e casacos
assim que chegar da rua. E não deixe chaves e carteiras espalhadas.
Dia 3: Organize papéis e a mesa do computador
Home Office
9- A mesa do computador deve ter o mínimo possível de objetos. Deixe
lá um porta-lápis, uma pasta, fichário ou caixa de entrada e saída para
os papéis e uma agenda.
10- Reduza a quantidade de papéis. Quando receber novos papéis, jogue
fora o que for desnecessário, como seus envelopes ou cartas
promocionais.
11- Guarde apenas os papéis que vai guardar no trabalho e os
indispensáveis, como comprovante de pagamentos de contas (até chegar o
comprovante de quitação anual), documentos pessoais, da casa e do carro.
12- Coloque-os papéis do trabalho em caixas de entrada e saída,
gavetas ou fichários. Separe-os de acordo com a função de cada um.
Escaneie os outros papéis cujas informações você quer guardar. Desenhos
das crianças e cartas de amigos podem virar quadros nas paredes.
Dia 4: Livre o quarto (cheio de bagunça crônica)
Quarto
13- Primeiro, jogue fora revistas e jornais velhos, papéis sem uso, e o lixo espalhado.
14- Diminua o número de objetos no criado-mudo. “Um livro, luminária e um enfeite estão de bom tamanho”, diz Rafaela.
15- Ordene os livros por tamanho ou pela cor das lombadas. Limpe-os
com pano seco uma vez por semana – se você sofre de alergia, esse número
aumenta.
16- Doe os brinquedos sem uso e jogue fora os quebrados. Guarde os
brinquedos restantes em caixas diferentes, de acordo com seu tipo.
Coloque etiquetas nas caixas para que as crianças saibam onde guardar os
brinquedos. Se elas não souberem ler, desenhe o tipo de brinquedo na
caixa.
17- Aproveite a semana da organização para começar novos hábitos! A
cada manhã, tire do quarto objetos que não pertencem ao espaço, como
canecas, pratos, livros da sala.
18- Também arrume a cama. “Já é mais de meio caminho andado”, diz
Rafaela. Se você não acha difícil por a cama em ordem, facilite: use
apenas dois edredons para cobri-la. Quando acordar, bastará esticar os
edredons.
19- E antes de dormir, pendure ou guarde as roupas que vai usar
novamente – vale à pena instalar ganchos e cabideiros no quarto se você
não tiver. As peças sujas devem ir para um cesto ou saco de lavanderia.
Dia 5: Organize roupas e sapatos no armário ou closet
Armário
20- Primeiro, retire as roupas e sapatos do armário para tomar um ar.
Separe para doação as roupas que não usa há mais de seis meses. Jogue
fora as com defeito.
21- Separe as roupas de calor das de frio e as de trabalho das de
passeio ou de ficar em casa. Dobre malhas, roupas de ginástica e
camisetas. Elas podem ir empilhadas (em pilhas baixas) nas gavetas e
prateleiras. Camisas, vestidos, casacos e ternos ficam em cabides –
providencie modelos iguais feitos de plástico ou madeira, que são mais
resistentes.
22- Posicione as roupas da estação onde for mais fácil pegá-las. No
inverno, guarde os casacos pesados em cabides. No verão, guarde-os junto
com malhas nos maleiros. Nessa época, guarde-os em sacos a vácuo. Essas
embalagens têm uma entrada para a mangueira do aspirador de pó, o que
permite retirar o ar das roupas, deixando-as menores.
23- Além de separar por estação, organize as roupas segundo uma lógica que você preferir: frequência de uso, tamanho ou cor.
24- Nas prateleiras, faça pilhas com poucas peças – assim elas
amassam menos e ficam mais fáceis de retirar. Ana usa as seguintes
quantidades máximas por pilha: doze blusas, quatro malhas, dez
camisetas.
25- Dobre as roupas de cama e organize-as em conjuntos, colocando as
fronhas por dentro do lençol. Enrole as toalhas em rolos apertados.
Guarde-as em prateleiras ou gavetas.
26- Organize os calçados de forma que você possa ver todos de uma vez
– vale usar uma prateleira deslizante, daquelas que funcionam como
gavetas. Sapateiras de porta, de tecido ou arame, são uma alternativa
mais barata. Adquira o hábito de deixar o suor secar nos sapatos antes
de guardá-los.
27- Não deixe os calçados amassarem. Assim, evite empilhá-los. Se for
inevitável, coloque as sandálias sobre os sapatos. Guarde botas com um
enchimento dentro – caso tenham cano alto, coloque lá dentro garrafas
PET com um pesinho. Outra opção é guardá-las presas a um cabide com
presilhas ou pregadores.
Dia 6: Enfrente o caos da cozinha
Cozinha
28- Prepare o terreno! Primeiro, lave a louça e depois limpe o fogão,
bancada e armários. Deixe na bancada apenas objetos de uso diário –
como cafeteira e espremedor de frutas, se fizer suco todo dia.
29- Organize os armários. Empilhe pratos em um armário de fácil
acesso. Para eles não trincarem, a pilha deve ter no máximo 16. Faça
pilhas diferentes para pratos rasos e fundos. Empilhe também as tigelas –
no máximo três por vez. Copos ficam de cabeça para baixo dentro do
armário. Prenda as canecas pela asa em ganchos fixados acima das
prateleiras ou na parte debaixo do armário.
30- Coloque talheres em gavetas com divisórias internas e separe os
garfos das facas e colheres. Outra solução é colocá-los de pé em potes
de vidro, também separados. Se você tem criança em casa, use acessórios
que tranquem as gavetas onde há vidros e talheres.
31- Arrume os recipientes grandes. Instale no armário divisórias
verticais e guarde lá frigideiras, formas, travessas e bandejas – assim,
fica mais fácil retirá-las. Empilhe as panelas e enfileire suas tampas
em uma caixa plástica, da maior para a menor.
32- O material de limpeza deve ir para um cesto plástico sem tampa. Só traga o cesto para cima da bancada quando precisar usar.
Dia 7: Ponha cada coisa em seu lugar no banheiro
Banheiros
33- Primeiro, tire todos os produtos dos armários, prateleiras e
bancadas. Descarte embalagens vazias, produtos abertos há mais de seis
meses, fora da validade ou que não usa.
34- Separe os produtos de uso diário, como pasta de dentes, escova,
desodorante de protetor solar. Guarde-os em uma bandeja sobre a bancada,
para tornar a limpeza mais fácil. Deixe as escovas em um recipiente
tampado, ou com protetores plásticos.
35- Só deixe no box os produtos usados durante o banho. Troque as
esponjas do box a cada dois meses, evitando fungos e bactérias.
36- Divida os produtos que sobraram em categorias – por exemplo,
produtos para unhas, cabelos, corpo ou dentes. Coloque-os em divisores
de gavetas com rótulos ou caixinhas de plástico ou papelão. Mantenha um
estoque de materiais de higiene no banheiro. Se tiver pouco espaço,
deixe pelo menos um de reserva, para não ficar na mão na hora que mais
precisa. Separe-os em caixas plásticas, fáceis de lavar.
37- Escovas, pentes e secadores de cabelo podem ir para gavetas. Se o
banheiro não tiver espaço, guarde em caixas de plástico transparente
abaixo da pia. Outra opção é guardá-los em gaveteiros com rodinhas.
Também vale pendurar o secador em ganchos instalados no azulejo ou na
porta do armário.
38- Toalhas podem ficar em toalheiros atrás da porta, se faltar
espaço no banheiro. Mas se o banheiro tiver espaços sobrando, guarde ali
rolos de papel higiênico e material de limpeza que não couberem na
lavanderia.
Espero ter ajudado a todas, com tudo organizado dentro da nossa casa nos achamos e poupamos tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário