sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

9 Benefícios das Cenouras

Benefícios das Cenouras
Cenouras são saudáveis e deliciosas!
Esqueça os suplementos de vitamina A. Com este super alimento cor de laranja você pode obter vitamina A e uma série de outros poderosos benefícios para a saúde, incluindo pele bonita, prevenção do cancro e anti-envelhecimento.
Saiba como obter o máximo de benefícios com este incrível vegetal:

Melhora a visão
A velha citação que diz que as cenouras são “boas para os olhos” é uma das poucas que está correcta. As cenouras são ricas em beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no fígado. Vitamina A é transformada em rodopsina  na retina, um pigmento necessário para visão nocturna.
Também está provado que o beta-caroteno protege contra a degeneração ocular e contra as cataratas. Um estudo descobriu que pessoas que comem cenoura têm 40% menor risco de degeneração ocular do que aquelas que consumiram pouco.

Prevenção do cancro
Estudos têm demonstrado que a cenoura reduz o risco do cancro do pulmão, da mama e do cólon. Pesquisadores descobriram que contem falcarinol e falcarindiol que tem propriedades anti-cancro.
O falcarinol é um pesticida natural, produzido pela cenoura que protege as suas raízes de doenças fúngicas. As cenouras são uma das fontes mais comuns deste composto. Um estudo mostrou que os ratos que comiam cenouras apresentavam 1/3 de menos risco de cancro.

Anti-Aging
O alto nível de beta-caroteno actua como um antioxidante contra danos celulares, ajudando a retardar o envelhecimento das células.

Pele saudável e brilhante
Vitamina A e os antioxidantes protegem a pele dos danos do sol. Deficiências de vitamina A causam secura de pele, cabelo e unhas. A vitamina A previne a formação precoce de rugas, acne, pele seca, pigmentação, manchas e tom de pele irregular.

Um poderoso anti-séptico
São conhecidas por prevenir a infecção. Podem ser usadas cortadas, ralada, cozida, crua ou amassada.
Previne doenças cardíacas
Estudos mostram que dietas ricas em carotenóides estão associadas a um menor risco de doenças cardíacas. A cenoura tem betacaroteno e também alfa-caroteno e luteína.
O consumo regular de cenouras também reduz os níveis de colesterol, porque as fibras solúveis ligam-se com os ácidos biliares.
Limpar o corpo
A vitamina A auxilia o fígado na liberação das toxinas do corpo. Reduz a gordura no fígado e na bílis. As fibras presentes nas cenouras ajudam a limpar o cólon e acelerar o movimento dos resíduos.

Dentes e gengivas saudáveis
A cenoura limpa os dentes e a boca. Raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas como uma escova ou pasta de dentes. As cenouras estimulam as gengivas e provocam muita saliva que, sendo alcalina, equilibra as bactérias da boca. Os minerais das cenouras evitam danos nos dentes.

Evita o acidente vascular cerebral
Após todos os benefícios descritos acima não é nenhuma surpresa que, num estudo da Universidade de Harvard, se tenha verificado que as pessoas que comem mais de seis cenouras por semana são menos propensas a sofrer um derrame do que aquelas que comem apenas uma cenoura por mês ou menos.

Os 40 melhores alimentos para prevenir o envelhecimento


As mais recentes descobertas sobre alimentos a tomar todos os dias para formação de músculos, melhoria da função cerebral, redução de rugas, fortalecimento do coração, protecção dos ossos, reforço imunológico e combate às inflamações.
Por: editores de Men´s Health
Os 40 melhores alimentos para prevenir o envelhecimento 1. Amêndoas
As amêndoas, ricas em energia, diminuem o colesterol, graças a esteróides vegetais e ajudam os diabéticos, diminuindo o açúcar no sangue. As amêndoas são ricas em aminoácidos reforçando os níveis de testosterona e o crescimento muscular. São também ricas em vitamina E, que reforça as defesas dos raios solares. Num estudo, os voluntários que consumiram 14 miligramas da vitamina E (cerca de 20 amêndoas) por dia e, em seguida, foram expostos à luz UV ficaram menos queimados que aqueles que não tomaram. A vitamina E é um antioxidante que mantém as artérias livres de radicais perigosos. Baixos níveis de vitamina E também estão associados com fraco desempenho da memória e declínio cognitivo.
2. Sementes de linhaça
Ricas em proteínas e fibras, estas pequenas sementes oferecem uma carga de omega-3, que ajuda a apagar manchas na pele. Voluntários que participaram num estudo e tomaram meia colher de chá de ômega-3 todos os dias durante seis semanas notaram menor irritação e vermelhidão na pele, assim como uma melhor hidratação. Outro estudo com pessoas de colesterol alto (maior do que 240 mg / dL) em comparação com o tratamento com estatina, comeram 20 gramas de linhaça por dia. Após 60 dias, os que ingeriram sementes linhaça tiveram resultados tão bons como aqueles que usaram estatinas. Experimente sementes de linhaça moída em farinha de aveia, iogurte ou em saladas.
3. Tomate
Há duas coisas que precisa saber sobre tomate: 1º os vermelhos são os melhores, porque contem mais licopeno antioxidante. 2º tomates processados são tão bons quanto os frescos, porque é mais fácil para o corpo absorver o licopeno. Uma dieta rica em licopeno pode diminuir o risco de cancro na bexiga, nos pulmões, na próstata, na pele e no estômago, bem como reduzir o risco de doença arterial coronária e ajudar a eliminar a pele dos radicais livres e do envelhecimento causado pelos raios ultravioleta. Tomate cozido e pasta de tomate dão melhores resultados.
4. Batata-doce
A batata doce é um dos alimentos mais saudáveis ​​do planeta. Além de combater os efeitos do tabaco e ajudar a prevenção da diabetes, a batata-doce contém glutationa, um antioxidante que pode aumentar o nível de nutrientes no metabolismo, reforçar o sistema imunológico, bem como proteger da Alzheimer, Parkinson, doença hepática, fibrose cística, HIV, cancro e ataque cardíaco. Mais: a batata doce está carregada de vitamina C que suaviza as rugas estimulando a produção de colagénio. Voluntários que que consumiram 4 miligramas de vitamina C (meia batata doce) diariamente durante 3 anos, diminuíram as rugas em 11%.
5. Espinafres
Pode ser verde e com folhas, mas o espinafre é um renomado construtor muscular e também é o alimento do homem por excelência. O espinafre está repleto de minerais essenciais como potássio e magnésio e é uma das principais fontes de luteína, um antioxidante que pode ajudar a prevenir a obstrução das artérias. Além do mais as suas vitaminas e nutrientes podem reforçar a densidade mineral óssea, as células que atacam a próstata, reduzir o risco de tumores de pele, lutar contra o cancro do cólon, e, por último mas não menos importante, aumentar o fluxo sanguíneo para o pénis.
6. Alecrim
O ácido carnosic encontrado nesta especiaria demonstrou reduzir o risco de acidente vascular cerebral até 40 por cento. O ácido Carnosic parece desencadear um processo que protege as células do cérebro de danos dos radicais livres, que podem piorar os efeitos de um derrame. O alecrim também pode proteger de doenças degenerativas como Alzheimer e dos efeitos gerais do envelhecimento.
7. Salmão
Cada 100 gramas de salmão tem cerca de 2.000 miligramas de ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA) e omega-3, ácidos gordos que servem como lubrificante para o hardware do cérebro, ajudando as células nervosas a comunicar entre elas. 35% do cérebro é composto por ácidos gordos como estes, que podem enfraquecer com o passar do tempo. O tecido cerebral de pessoas entre os 65 e 80 anos contem menos 22 por cento de DHA do que as pessoas entre os 29 e os 35 anos. Se quer manter a sua idade, comece a consumir ômega-3 agora. Por que é que o facto de o salmão ser selvagem é tão importante? Porque os peixes de viveiro, que são engordados com soja, podem conter tantas gorduras inflamatórias como um cheeseburger. Em caso de dúvida, opte por salmão sockeye, que não pode ser criado em viveiro, mantendo-se sempre selvagem. Tente comer pelo menos duas vezes por semana.
8. Mirtilos
Este pequeno fruto pode ajudar a prevenir uma série de doenças, desde o cancro a doenças cardíacas. Pense nos mirtilos como anti-ferrugem para a sua massa cinzenta. Além de serem ricos em fibras e vitaminas A e C, também contem antioxidantes. Coma o equivalente a uma chávena por dia e opte por mirtilos silvestres, sempre que possível, pois contêm 26 por cento mais antioxidantes do que as variedades cultivadas.
9. Chá verde
O chá verde liberta catequina, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas. Beber 2 a 6 chávenas por dia não só ajuda a prevenir o cancro de pele, como também pode reverter os efeitos dos danos do sol, neutralizando as mudanças que aparecem na pele exposta. O chá verde também contem outro antioxidante chamado epigalocatequina galato (EGCG), que pode aumentar a sua saúde cardiovascular e reduzir o risco de aparecimento da maior parte dos tipos de cancro.
10. Chocolate preto
Flavonóides, um nutriente natural do cacau, melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, ajudando a aumentar a função cognitiva. Para além disso, o chocolate preto contém um tanino chamado procianidina, que também se encontra no vinho tinto, que ajuda a manter as artérias flexíveis e a pressão arterial baixa. O chocolate preto também ajuda o aspecto exterior. Mulheres que beberam cacau enriquecido com uma barra de chocolate rica em flavonóides obtiveram melhor textura da pele e maior resistência aos raios UV do que as que bebiam flavonóides em menor quantidade. Ofereça-se 25 gramas de chocolate preto por dia para obter todos os benefícios.
11. Atum
A sua sanduíche preferida tem um pequeno segredo: Selenium. Este nutriente ajuda a conservar a elastina, uma proteína que mantém a sua pele lisa e firme. O antioxidante é também um protector contra o sol. Evita que os radicais livres criados pela exposição aos raios UV danifiquem as células. O atum é também uma grande fonte de proteínas, não contém gordura trans e uma porção de 10 gramas contém 11 mg de niacina que tem provado ajudar a diminuir o colesterol e o processo de gordura corporal. A niacina aumenta o colesterol HDL (o bom) e diminui triglicéridos mais eficazmente do que a maior parte das estatinas.
12. Cenouras
Pense na cenoura como uma varinha mágica boa para os olhos e para limpar o organismo. Nada de magia, porém, apenas muita vitamina A que impede a produção de células na camada exterior da pele. Isto significa menos células mortas que combinam com sebosidade na pele e obstrução de poros. A cenoura é também enriquecida com carotenóides, compostos solúveis em gordura, que estão associados à redução de vários tipos de cancros, bem como à diminuição do risco e gravidade de inflamações como a asma e a artrite reumatóide.
13. Ameixas secas
As ameixas são ricas em cobre e em boro, substancias que podem ajudar a prevenir a osteoporose. Contêm também uma fibra chamada inulina, a qual, quando processada pelas bactérias intestinais, contribui para um ambiente mais ácido no trato digestivo que, por sua vez, facilita a absorção do cálcio.
14. Cereais Integrais
Cereais Integrais, tais como farinha de aveia, de trigo, cevada e arroz integral são ricos em fibras, as quais acalmam os tecidos quando inflamados, mantendo o coração forte, o cólon saudável e o cérebro irrigado. Cereais integrais estão cheios de hidratos de carbono, contudo a libertação destes açúcares é desacelerada pela fibra, bem como, dadas as proteínas, oferecem energia boa para o sistema muscular. Atenção que nem todos os pães e biscoitos anunciados como " integral" são verdadeiros. Leia os rótulos. Os que não são integrais podem ser ricos em gordura, o que aumenta o risco de inflamações.
15. Vinho Tinto
Nadando em resveratrol, um composto natural que diminui o LDL, aumenta o HDL, prevenindo os coágulos de sangue, o vinho tinto pode realmente ser um salva-vidas. Resveratrol pode prevenir ou retardar o aparecimento de doenças crónicas. Mas não devemos consumir mais de duas doses por dia, uma vez que você têm 97 por cento chances de chegar aos 85 anos se mantiver o consumo de álcool a menos de três bebidas por dia. Vin rouge é também uma excelente fonte de flavonóides, antioxidantes que ajudam a proteger o revestimento dos vasos sanguíneos no coração e, como tal, ajudam a diminuir drasticamente a possibilidade de morrer de doenças cardiovasculares.
16. Iogurte
Várias culturas reivindicam a invenção do iogurte, no entanto os benefícios deste alimento com 2 mil anos são consensuais. A fermentação gera centenas de milhões de organismos probióticos, que reforçam os batalhões de bactérias benéficas no seu corpo, mantendo o aparelho digestivo saudável, o sistema imunológico em boa forma e fornecem protecção contra o cancro. Nem todos os iogurtes são probióticos por isso certifique-se que o rótulo diz "culturas vivas e activas".
17. Abacate
Fruto cheio de gorduras monoinsaturadas, o abacate consegue combater o colesterol LDL (tipo mau)..O abacate é também rico em ácido fólico, uma vitamina B solúvel em água que ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, um aminoácido que pode dificultar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos. Coma apenas ¼ de uma chávena 2 vezes por semana.
18. Nozes
Mais ricas em ômega-3 que o salmão, com mais polifenóides anti-inflamatórios que o vinho tinto e contendo cerca de metade da proteína do frango. No entanto, nem todos os tipos de frutos secos da família das nozes combinam todas estas características, apenas parte. Cerca de 30 gramas, ou sete nozes, é benéfico a qualquer hora mas especialmente como snack para recuperação após exercício físico.
19. Açafrão
Curcumina, o polifenol que dá a tonalidade amarela ao açafrão, tem propriedades anticancerígenas e efeitos anti-inflamatórios. O açafrão ajuda a deter a acumulação de placas amilóides no cérebro, bloqueios minúsculos que podem causar a doença de Alzheimer. A prevalência do açafrão da Índia pode ajudar a explicar porque tão poucos idosos na India sofrem da doença de Alzheimer, enquanto que as estatísticas apontam para 13% de incidência nos Estados Unidos, de acordo com a Alzheimer’s Association.
Uma dica: Combine o açafrão com pimenta quando fizer pratos de caril. Combinado com pimenta, o açafrão da India aumenta em 1000 vezes a biodisponibilidade da curcumina, devido à propriedade quente da pimenta preta chamada piperina
20. Feijão Preto
Pessoas que comem diariamente uma dose de 100 gramas de feijão preto reduzem o risco de ataque cardíaco em 38 por cento. Enquanto outros feijões também são bons para o coração, nenhum pode aumentar a capacidade cerebral do ser humano como o feijão preto. Isto porque estão cheios de antocianinas, compostos antioxidantes que contribuem para melhorar a função cerebral. O feijão preto é também composto por nutrientes “topo de gama” tais como proteínas, gorduras saudáveis, folato, magnésio, vitaminas B, potássio e fibras.
21. Maçãs·
Uma maçã por dia reduz inchaços de todos os tipos, graças a quercetina, um flavonóide que também se encontra na casca da cebola vermelha. Quercetina reduz o risco de alergias, ataques cardíacos, Alzheimer, Parkinson, cancro da próstata e do pulmão. Se poder optar escolha a variedade red delicious uma vez que contem mais antioxidantes para combater as inflamações.
22. Caranguejo
Rica em proteínas e pobre em gordura, a carne adocicada do caranguejo é enriquecida com zinco. O zinco é um antioxidante, mas mais importante, ajuda a manter a estrutura óssea saudável e a função imunológica.
23. Romã
O sumo deste fruto bíblico de muitas sementes pode reduzir o risco da maior parte dos cancros, graças aos polifenóides chamados ellagitannins e que dão à romã a sua cor. De facto, um estudo recente descobriu que o sumo da romã retarda significativamente o crescimento de células cancerosas da próstata.
24. Couve Chinesa
Este vegetal crucífero é mais do que o acompanhamento de camarões e molho de soja. A couve chinesa é rica em cálcio para a constituição dos ossos, bem como em vitaminas A e C, ácido folico, ferro, beta-carotina e potássio. O potássio mantem os músculos e nervos em ordem enquanto baixa a pressão arterial. Estudos sugerem que a beta-carotina pode reduzir o risco de cancros do pulmão e da bexiga, assim como a degeneração macular (visão).
25. Ostras
O marisco é na generalidade uma excelente fonte de zinco, cálcio, cobre, iodo, ferro, potássio e selenium. No entanto a carne cremosa das ostras distingue-se por elevar os níveis da testosterona e de proteger do cancro da próstata.
26. Brócolis
Uma dose de brócolis contem elevada quantidade de cálcio, assim como de manganês, potássio, fósforo, magnésio e ferro. E isso para além da sua alta concentração em vitaminas A, C, e K bem como em sulforafano, fito nutriente que estudos sugerem ter poderosas propriedades anticancerígenas.
27. Kiwi
Tal como bananas, este fruto contem bastante potássio para protecção dos ossos. Os Kiwi são igualmente ricos em vitamina C e em luteína, um carotenóide que ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas. Tente comer pelo menos um ou dois kiwis por semana após o exercício físico. Coloque-os no frigorífico a fim de obter uma sensação fresca e energizante, mas não descasque a pele: é comestível e está cheia de nutrientes
28. Azeite
A variedade extra-virgem é rica em gorduras monoinsaturadas com efeitos benéficos. Os ácidos gordos e polifenóis do azeite reduzem inflamações nas células e nas articulações Um estudo revelou que é tão eficaz como o Advil para reduzir inflamações. Tome 2 colheres de azeite por dia.
29. Alhos Franceses
Os alhos franceses reduzem o risco de cancro na próstata e melhoram o funcionamento sexual. Corte às rodelas a parte verde de um alho francês e adicione-as às sopas, aos sautés, e às saladas sempre que possível. Este tipo de cebola, tal como o seu primo alho, contêm tiamina, riboflavina, cálcio e potássio, sendo também rica em ácido fólico, um tipo de vitamina B que, segundo estudos, baixa o nível do aminoácido homocisteína mau para as artérias.
30. Alcachofras
Glorificada durante séculos como afrodisíaco, a alcachofra rica em fibra contem mais potássio e magnésio para a formação dos ossos que qualquer outro vegetal. As folhas da alcachofra são igualmente ricas em flavonóides e polifenóis, antioxidantes que reduzem o risco de acidentes cerebrovasculares e em vitamina C, que ajuda a manter sistema imunitário. Coma alcachofra as vezes que puder. As mais maduras sentem-se pelo peso e parecem ranger quando apertadas.
31. Malaguetas / Chili Peppers
As malaguetas estimulam o metabolismo, tornando o sangue menos espesso e ajudando a libertar endorfinas. Para além disso são uma excelente maneira de adicionar sabor à comida sem acréscimo de calorias. As chili peppers são também ricas em beta-carotina, que se transforma em vitamina A no sangue, combatendo infecções, assim como em capsaicina que inibe neuropeptídeos, produtos químicos causadores de inflamações. Um estudo recente revelou que as malaguetas têm ainda propriedades anti cancro da próstata. Tudo o isto apenas com metade de um chili pepper por dia.
32. Gengibre
Contrariamente às crenças populares o gengibre, tão utilizado na comida asiática, não é uma raiz, mas sim um tronco o que significa que contem componentes vivos que melhoram sua saúde. O componente mais importante é gingerol, um supressor do cancro que estudos demonstram ser particularmente eficaz contra o do colon. Sempre que possa, corte o gengibre em fatias ou moa-o fresco e adicione-o a peixe ou frango marinando em soja. Quanto mais aguentar, melhor.
33. Canela
Conhecida por tornar doces as sobremesas e complexa a comida Indiana, a canela é rica em antioxidantes que inibem a coagulação de sangue e o desenvolvimento bacteriano (que inclui o mau hálito). Estudos também sugerem que a canela ajuda a estabilizar o açúcar do sangue, reduzindo o risco de diabetes tipo 2. Mais ainda: ajuda a reduzir o mau colesterol Tente metade de um colher de chá por dia num iogurte ou com cereais.
34. Ovos
Aqueles que comem ovos ao pequeno almoço perdem 65 por cento mais peso do que aqueles que comem um donut com a mesma quantidade de calorias. Coma a gema também. Estudos recentes mostram que a gordura da parte amarela do ovo é importante para o manter satisfeito e que os benefícios de seus minerais e nutrientes compensam o efeito no colesterol.
35. Figos
Cheia de potássio, manganês e antioxidantes, esta fruta também ajuda a manter controlados os níveis de pH no corpo, dificultando a invasão de agentes patogénicos. A fibra nos figos pode baixar níveis de insulina e de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes e de síndrome metabólica. Escolha figos com pele escura (contêm mais nutrientes) e coma-os sozinhos ou com frutos secos.
36. Carne de vaca de pastagem
Nada se compara à proteína pura quando se pretende reforçar o sistema muscular. O problema é que a maior parte da carne que se vende em lojas vem de gado alimentado a grão, provocando um ratio relativamente elevado de omega-6 comparando com os ácidos gordos omega-3, contribuindo para inflamações. Os ácidos gordos em carne de vaca de pastagem tendem para a variedade omega-3. Esta carne também contem o ácido linoleico (CLA), que estudos mostraram que ajuda a reduzir a gordura da barriga e favorece o músculo magro.
37. Cogumelos
Deliciosos quando adicionados ao arroz integral, os cogumelos reishi, shiitake e maitake são ricos em antioxidante ergotionina que protegem as células de crescimento e réplica anormais. Em suma, reduzem o risco de cancro. Tente comer o equivalente a meia chávena uma ou duas vezes por semana. Cozinhá-los em vinho tinto, que contem resveratrol, amplifica o seu efeito fortalecedor do sistema imunológico.
38. Ananás e abacaxi
Com seu mix poderoso de vitaminas, antioxidantes e enzimas, em particular, a bromelina, o ananás ou o abacaxi é um cocktail anti-inflamatório para todo o corpo. Igualmente protege do cancro do cólon, da artrite e da degeneração macular. (Era bom que a parte “colada” da equação fosse tão saudável) Tome o equivalente a meia chávena duas ou três vezes por semana.
39. Sumo de fruta ou de vegetais
Erga um copo de algo bom. Pessoas que tomaram três ou mais copos de 100 ml de sumo de fruta ou de vegetais por semana tem 76 por cento menos chances de desenvolver a doença de Alzheimer do que as que beberam menos. Os altos níveis dos polifenóis e antioxidantes que existem nos frutos e vegetais podem proteger as células do cérebro dos danos causados pela doença.
40. Cerejas
Comer cerca de 35 cerejas por dia pode baixar o risco de tendinite, de bursite, de artrite, e de gota. As cerejas reduzem também o risco de doenças crónicas e de síndrome metabólica.
 
 

Escola nova: 13 dicas de adaptação para o seu filho



Ujatoba_escola
O período de volta às aulas vem aí. Muitos alunos estão ansiosos para rever os amigos e conhecer os novos colegas. Já os novatos vivem a angústia de imaginar como será o ano em uma nova escola, mudança difícil, mas que pode ser mais fácil se vista como um processo de adaptação e se contar com o apoio dos pais.
Os motivos da mudança variam desde troca de endereço, incompatibilidade da família com a proposta da escola, não adaptação da criança ao projeto escolar, entre outros. Segundo Francisca Paris, pedagoga, mestra em Educação e diretora de serviços educacionais do Ético Sistema de Ensino, da Editora Saraiva, os pais sempre devem expor os reais motivos da escolha de uma nova escola. “A mudança pode ser vista de uma forma benéfica, porque a vida é assim, nada é estático ou imóvel. Sejam verdadeiros e comuniquem os reais fatores que os levaram à decisão”, explica.
Mas, nem sempre as justificativas convencem os pequenos. É preciso que fique claro que o poder de decisão é dos pais, porque a criança não tem condições de avaliar se uma escola é melhor ou não. “A criança pode externar um mal-estar e manifestar um sofrimento, mas se os pais estiverem seguros de que a decisão foi a melhor, não devem ceder às birras. Muito diálogo e amparo são importantes nesse momento. Levar a criança ao novo ambiente, deixar que ela os veja abraçando os educadores e conversando com eles e até frequentar a escola por alguns dias são dicas que costumam dar certo”, orienta.
Aos pais cabe a percepção de que na vida acontecem diversas situações de adaptação, por isso, essa fase deve ser respeitada. “Os filhos precisam perceber que os pais confiam nos educadores e no projeto da nova escola. As crianças comunicam-se e criam laços facilmente, basta observá-las em uma praça ou parque”, acrescenta.
Apesar de o sofrimento ser imensurável e variar de acordo com a faixa etária, os jovens tendem a sofrer mais. É nessa fase que os adolescentes formam grupos, que são fundamentais na construção de sua identidade e autonomia. Nesse período, acontece o fortalecimento dos laços com os amigos e, consequentemente, o rompimento das relações com os pais. “Propor o afastamento do grupo pode parecer-lhes trágico, mas também nessas circunstâncias são os pais os responsáveis pela decisão e, caso decidam mudar os filhos adolescentes de escola, vale também o apoio. Pode-se propor uma reunião com os novos colegas da classe em casa para facilitar o entrosamento”, sugere.
Para Francisca, o envolvimento dos educadores também é fundamental nessa fase delicada. “Os professores têm como tarefa profissional ajudar no processo de adaptação. É preciso que alguém da escola apresente o novo colega aos demais e conte sua história ao corpo docente. Atitudes como aproximar-se do novato, mostrar os diferentes ambientes da escola e colocar-se à disposição para ajudá-lo em momentos de dificuldade são iniciativas que dão resultado”, recomenda.
Mediante todos os esforços, se o aluno ainda apresentar dificuldades em adaptar-se, a decisão pode ser repensada. A pedagoga aponta dois caminhos: ou decide-se por uma nova mudança, ou tenta-se, junto ao filho, encarar a frustração como processo de amadurecimento.
Confira mais algumas dicas:
1 . Fique ao lado (física e emocionalmente) dos filhos diante da novidade.
2 . Seja verdadeiro e comunique os reais fatores que levaram à decisão.
3 . Acompanhe os passos da mudança.
4 . Encoraje os filhos diante dos primeiro temores.
5 . Converse com os professores e solicite uma comunicação mais próxima.
6 . Pergunte para o filho (a) sobre os desafios de cada dia.
7 . Ajude nas primeiras tarefas, que podem parecer estranhas.
8 . No caso das crianças, proponha um período de adaptação.
9 . Incentive novas amizades.
10 . Promova uma “noite do pijama” em casa e convide os novos amigos.
11 . Não negligencie as solicitações da escola. Cumpra para a criança não ficar constrangida.
12 . Observe a cultura escolar e siga para a criança não se sentir deslocada.
13 . Fique sempre alerta: se os sinais de sofrimento não diminuírem, procure ajuda junto à escola.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

5 combinações de alimentos a evitar.

5 Combinações de alimentos a evitar
Um em cada três Americanos tem problemas de digestão.
Tara Alder foi uma dessas pessoas. Aos 19 anos foi-lhe diagnosticada colite ulcerosa. Anti inflamatórios e esteróides ajudaram-na temporariamente mas não resolveram o problema. Foi sugerida uma cirurgia para remover a parte do colon afectada e possivelmente uma colostomia temporária. A ideia da cirurgia assustou-a de tal forma que procurou uma solução através de nutrição. Aos 41 anos, Tara Alder é coach em nutrição natural e desintoxicação. Aconselha pessoas a alimentarem-se de forma a fortalecerem o sistema digestivo, sendo a combinação de alimentos uma questão chave dos seus ensinamentos.
Uma boa forma de começar a entender a questão da combinação de alimentos é considerar o conceito “tempo”. Alguns alimentos demoram muito tempo a serem digeridos, outros movem-se rapidamente. Frutos levam 30 a 60 minutos a serem digeridos, vegetais, grão e feijão, 2 horas; carne e peixe cozinhados, 3 a 4 horas; marisco em conchas, 4 a 8 horas.
Quando combina alimentos com diferentes tempos de “transito”, começa a ter problemas, uma vez que a digestão deixa de ser eficiente. Por exemplo, quando come ananás com camarão, a fruta fica no estômago mais tempo do que se fosse sozinha. Em resultado os açúcares são fermentados provocando inchaços e gases.
Segundo Tara Alder, os problemas apenas começam aqui. Se os alimentos apodrecem no estomago ou intestinos em vez de serem eficazmente digeridos, deixam de ser absorvidos todos os seus nutrientes. Quando apodrecem ou fermentam são criados gases que são tóxicos e até cancerígenos. Estas toxinas podem inicialmente provocar fadiga, irritabilidade dores de cabeça e falta de ar, podendo mais tarde resultar em colite, inflamações, prisão de ventre, artrite, hipertensão e outras doenças.
O segredo para fazer boas combinações alimentares é ouvir o corpo. Porque não experimentar? Sugere Tara. Não custa dinheiro e muitas vezes ajuda a aliviar sintomas. Não acha que vale a pena?
1. Fruta durante ou depois das refeições.
5 Combinações de alimentos a evitar
Exemplos:
  • Morangos na salada
  • Peixe com molho de manga
  • Tarte de maçã ou morangos frescos à sobremesa
Porque: A fruta passa rapidamente pelo estômago e é digerida nos intestinos. Quando combina fruta com alimentos que demoram mais tempo a digerir, como carne, grãos ou mesmo frutos com pouca água como bananas, frutos secos ou abacate, a fruta fica demasiado tempo no estômago e começa a fermentar, como se fosse açúcar.
Segundo a Medicina Chinesa os açucares, por serem pesados, requerem “calor” para serem processados. Comidos sozinhos,  os frutos são alimentos completos e purificadores de energia. Combiná-los com proteínas ou hidratos de carbono retira-lhes a energia pura. Mais em plano nutrição e alimentação.
Alternativa: Coma fruta 30 a 60 minutos antes das refeições. Com o estômago vazio, antes de uma refeição, os frutos preparam o aparelho digestivo para o que vem a seguir. A água hidrata o tracto digestivo, a fibra limpa-o e as enzimas activam o processo químico da digestão. Depois da refeição espere pelo menos 3 horas antes de comer fruta.
2. Proteína animal e amido 
5 Combinações de alimentos a evitar 5 Combinações de alimentos a evitar
Exemplos:
  • Carne com batatas
  • Frango com massa
  • Sandwich de peru
Porque: Tara Alder acredita que ao comer proteínas com hidratos de carbono, tal como carne com pão ou com batatas, os diferentes sucos digestivos anulam-se uns aos outros. “ a proteína apodrece e o hidrato carbono fermenta. O resultado são gases e flatulência no sistema”.
Juntar enzimas proteicas com as dos hidratos de carbono no mesmo sitio ao mesmo tempo, torna tudo “pouco limpo”. Muita gente já está habituada a esta combinação. Combinar arroz com feijão já é diferente. O arroz e feijão tem um efeito sinergético, promovendo melhor assimilação quando estão em conjunto.
Alternativa: Combine quer a proteína quer o amido com vegetais sem amido. Se tem mesmo de comer proteína animal com amido, junte vegetais de folha verde para minimizar os efeitos negativos
3. Gorduras com alimentos maus 
5 Combinações de alimentos a evitar 5 Combinações de alimentos a evitar
Exemplos:
  • Azeitonas com pão
  • Atum com mayonnaise
  • Frango frito em oleo vegetal
Porque: A gordura requer sais biliares do fígado e da vesicular biliar para ser processada. Misturá-la com outros químicos digestivos, pode causar problemas. Por exemplo, grandes quantidades de gordura com proteína atrasam a digestão, de acordo com Donna Gates, autora do The Body Ecology Diet.
Alternativa: Quando cozinhar vegetais, grãos ou proteína, use pequenas quantidades de gordura, de preferência orgânica, ou azeite. As gorduras proteicas como o abacate, sementes e nozes devem ser combinadas apenas com vegetais sem amido. Inclua sempre vegetais de folha verde quando comer gordura
4. Líquidos às refeições  
5 Combinações de alimentos a evitar 5 Combinações de alimentos a evitar
Exemplos:
  • Água durante a refeição
  • Sumos durante a refeição
  • Chá logo após a refeição
Porque: A água demora 10 minutos a passar pelo estômago. Sumo leva 15 a 30 minutos. Qualquer liquido no estômago dilui as enzimas que o organismo precisa para digerir proteínas, hidratos e gorduras.
Alternativas: Beba toda a água que deseja pelo menos 10 minutos antes de comer. Depois das refeições espere pelo menos 1 hora antes de beber alguma coisa, ou mais se for uma refeição pesada
5. Duas fontes de proteina concentrada
5 Combinações de alimentos a evitar 5 Combinações de alimentos a evitar
Exemplos:
  • Bacon e ovos
  • Nozes e  yogurt
  • Carne e peixe
Porque:  Proteínas concentradas demoram muito a ser processadas, sobrecarregando o sistema digestivo e retirando energia. A Medicina Chinesa desaconselha a combinação de carnes diferentes ou carne com peixe, dadas as implicações no equilíbrio energético.
Alternativa.
É preferível deixar a carne para o final da refeição. O primeiro prato não deve ser carne, devem ser vegetais ou proteínas leves. A carne deverá ser no final, altura em que o “calor” e enzimas estão no seu pico. Não espere mais de 10 minutos entre cada prato na mesma refeição, uma vez que as enzimas e o aparelho digestivo começam a “desligar”. Tara Alder diz que se tiver de combinar proteínas concentradas é melhor juntar vegetais ricos em água, tais como cebolas, couve flor, brócolos ou alface.

Cor Duradoura

Quem colore o cabelo sabe o quanto é complicado manter aquele brilho dos primeiros dias de aplicação. Isso sem contar na cor, que parece que desce literalmente pelo ralo do banheiro. Lendo um artigo no site TotalBeauty sobre o tema, descobri alguns itens que vão te ajudar a ficar mais tempo longe desse processo não muito rápido e nem tão legal que é a coloração, afinal, tempo sobrando é o que não temos nos dias de hoje.
manter-a-cor-do-cabelo
A primeira dica é preparar os fios. Trate os seus cabelos com xampú e condicionador que reconstrói e fortalece os fios uma semana antes do processo. Além disso, deixe-os sem lavar por uns dois dias  - é bom só se você fizer tom único no cabelo todo, pois os óleos naturais protegem o couro cabeludo. Se for luzes ou ombré, o melhor é chegar no salão com os fios limpos mesmo, pois facilita na hora de separar mechas. A explicação veio do cabeleireiro George Papanikolas, responsável pela mudança de Kim Kardashian, que passou de morena para loira recentemente. Ele também aconselha tentar ficar o máximo que conseguir sem lavar o cabelo (mínimo dois dias) após o processo. A água quente e o xampú relaxam o cabelo, fazendo as moléculas de cor “fugirem” do fio antes de estabilizarem. Quando lavar, não use água tão quente e procure um produto que não tenha sulfato na fórmula. Não é milagre, mas vai te auxiliar a ficar uns dias livre dessa rotina cheia de tinta.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O que não pode faltar em um kit básico de maquiagem

Não é necessário ter uma maleta cheia de itens de maquiagem para ficar bem produzida. Acredite, você precisa bem menos do que imagina. Mesmo porque, o prazo de validade da grande maioria dos cosméticos depois de aberto não ultrapassa seis meses, de acordo com a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Então, de nada adianta ter dez tons diferentes de batom, já que a chance de jogar fora dinheiro e produtos é grande. Mas lembre-se: um kit de maquiagem básico tem que lhe garantir tranquilidade para aceitar um convite de última hora ou se arrumar para uma festa importante.

Mas, afinal, quais são esses produtos fundamentais? 
 
O que você precisa para ficar bonita.
 
- Corretivo, base e pó: esse trio serve para disfarçar espinhas e manchinhas e uniformizar a pele. Há inúmeras versões de cada um. A única forma eficiente de saber os mais adequados para você, é testando. Escolha sempre o tom mais próximo possível da sua pele. Uma boa pedida para a base é já comprar uma com filtro solar.

- Sombras em tons clássicos e pó iluminador: você não precisa ter várias cores de sombra. Dois tons neutros, marrom e pérola, por exemplo, garantem um look para o dia e para noite. O pó iluminador é uma ótima forma de dar um brilho no make.

- Lápis preto e/ou marrom: o marrom é recomendado para usar durante o dia em peles claras e maquiagens mais discretas. O preto é mais para noite, festas e baladas. Ele também pode criar o efeito esfumado na sombra. Um delineador também pode ser uma boa aquisição, já que marca mais profundamente os olhos. Prefira um traço fininho para o dia e mais grosso para a noite. 
- Máscara para cílios: a lógica do preto e do marrom é a mesma do lápis. Há diferentes tipos de aplicadores para diferentes fins. Optar um com extra volume é uma ótima escolha.

- Dois tons de batom: um pode ser cor de boca, gloss ou até mesmo um hidratante labial. O outro, algum tom mais escuro, para eventos especiais.

- Blush: durante o dia ou para noite, só pra levantar as maçãs do rosto ou valorizar seus traços pessoais. Existe a opção com efeito bronzeador, que dá um acabamento bonito. O blush também serve para demarcar os traços do rosto. Aplique nas laterais do rosto, testa, nariz e queixo.

- Demaquilante: para finalizar, um cosmético de qualidade para remover toda a maquiagem da pele não deve faltar.

Truques para Disfarçar Rugas

Passo a passo da maquiagem impecável


Prestando atenção nos 6 passos abaixo, não tem como errar:

1.Limpe a pele com uma boa loção. Isso retira as impurezas e permite que a maquiagem apresente um efeito mais leve.
2. Tonifique com uma loção calmante. As de camomila são ótimas para dar ao rosto um ar mais descansado, suave. Limpar: com uma loção de limpeza
3. Hidrate o rosto e o colo com soro fisiológico.
4. Passe produtos com efeito tensor (DMAE, por exemplo)ao redor dos olhos e dos lábios
5. Uniformize a pele com uma base ligeiramente mais clara do que sua pele. Prefira marcas que também ofereçam hidratação.
6.Finalize a maquiagem na área dos olhos. Use cores opacas, como bege ou marrom. O efeito cintilante vai ressaltar as rugas.

mulher se maquiando - Foto Getty Images

Maquiagem para pela madura

Contornos suaves
A pele madura apresenta, além de mais linhas de expressão, uma flacidez maior. Para amenizar isso, uma boa medida é delinear os olhos e a boca com muita suavidade (essas áreas costumam concentrar mais rugas). Uma boa base também é fundamental. Escolha uma com textura cremosa, que deixa o rosto bem hidratado. Um truque esperto é esquecer as cintilâncias. Isso porque os tons opacos disfarçam melhor.

mulher segurando vários pincéis de maquiagem - Foto Getty Images



Pó, um perigo
Usá-lo para dar o arremate na uniformização da pele pode acabar pondo toda sua maquiagem a perder. A textura em pó acabe se acumulando entre uma ruguinha e outra, o que só deixa esses sinais mais evidentes. As pálpebras caídas também são ressaltadas. Por isso, tente evitar (ou use bem delicadamente).



pó e pincel de maquiagem - Foto Getty Images

Prefira batom seco
Na hora de colorir os lábios, o ideal é ficar com os bastões menos cremosos. Eles pintam sem escorrer ou se acumular nos sulcos da boca ou ao redor dela.

mulher passando batom vermelho - Foto Getty Images

Ressalte os olhos
Chamar a atenção para as sobrancelhas é uma boa tática para despistar olhares da suas ruguinhas. Para isso, conte com um blush bem aplicado no ponto mais alto da maçã do rosto. Elas vão ficar mais arqueadas, harmonizando o rosto. Também escureça um pouquinho o cantinho interno do canto dos olhos, com lápis preto ou marrom forte. Complete a produção passando um tom escuro de batom.

mulher passando blush - Foto Getty Images



Prepare a pele
Procurar produtos à base de DMAE (um agente firmador) é uma medida que mostra efeitos imediatos. Além de suavizar as rugas no instante em que é aplicado,esse tipo de cosmético aumenta a produção de colágeno e evita o surgimento de novas rugas (ou, pelo menos, diminui o ritmo em que isso acontece).

mulher passando corretivo - Foto Getty Images



Combinação arriscada
Priorizar na maquiagem as mesmas cores das roupas pode deixar o visual muito pesado. O ideal é fazer o make pensando nos acessórios que você vai usar. Mas sempre tome cuidado na hora dos brilhos.

mulher usando cílios postiços e sombra cor-de-rosa - Foto Getty Images

Nove erros de maquiagem que abalam a sua imagem



As mulheres usam maquiagem por inúmeros motivos: ficar mais bonita, melhorar a autoestima, impressionar ou simplesmente por que gostam. Mas nem sempre causam o melhor impacto aos olhos do amado ou de um pretendente. Na ânsia de parecer perfeita, muitas erram feio, destruindo o make - e o encontro! Reunimos os nove erros mais cometidos por elas e conversamos com o maquiador Alexandre Krizek, que nos deu dicas de como evitar esses transtornos!

1º: Olhos "anos 80"
Maquiagem dos olhos bem exagerada, com uma sombra bem marcada de cores vibrantes e quase até a sobrancelha te faz lembrar dos anos 80? Pois bem, melhor guardar o seu estojinho de sombras coloridíssimas para outra ocasião mais festiva.  
Sombra anos 80
O maquiador Alexandre Krizek afirma que nada melhor do que denotar modernidade e sofisticação. "Por isso cuide para que sua maquiagem fique bem esfumada, sem manchas ou marcas", diz.

A escolha da cor da sombra depende muito do feito que você quer dar a seus olhos. Quem tem olhos muito pequenos e quer aumentá-los deve escolher uma cor clara para o côncavo e escura para fora.

Se, ao contrário, você quer deixar seus olhos menores, use os tons de marrom, que fica bem suave. Em uma produção para noite, pode se fazer bem preto, sempre passando o lápis dentro do olho.

Para olhos muito juntos, a dica é passar um tom clarinho na parte interior da pálpebra e esfumar a parte de fora com um tom mais escuro. Para olhos separados, opte por uma sombra de tonalidade escura em toda pálpebra.  
lábios grudentos
2º: Base de cor diferente
Rosto com uma camada muito espessa de base, o chamado reboco, ou a diferença da cor entre o rosto e o pescoço, a chamada máscara, é para assustar mesmo. Super bronzeada ou pálida igual fantasma, não importa a impressão ruim, a cobertura da pele deve estar o mais natural possível.

Mas Krizek dá a dica e diz que para não errar na escolha da cor da base, faça um teste aplicando uma pequena quantidade do produto na maçã do rosto. "Se ficar invisível, aposte no tom escolhido". Outra dica é o tipo da base: opte pela versão oil-free, livre de óleo, para evitar a aparência de pele oleosa.

3º: Lábios grudentos
Nem o moço mais apaixonado do mundo é capaz de relevar uma boca melecada. O gloss foi feito para dar brilho, apenas, não para ficar escorrendo e grudando. Krizek conta que o melhor é optar por um produto fino e leve, aplicado em pouca quantidade. 
Blush Palhaço
4º: Dente sujo de batom
Ainda mais quando o batom é de uma cor forte, como vermelho, vinho ou marrom, por exemplo. O truque é redobrar a atenção e sempre, sempre conferir no espelho quando for passar o batom. "Vale a pena também 'limpar' os dentes com um lenço de papel ou com os dedos limpos", afirma Alexandre.

5º: Blush estilo "palhaço"
O blush serve para conferir uma aparência mais saudável e iluminada. Mas é importante aplicar do jeito certo. Fazer o estilo palhacinha, com dois círculos marcados nas bochechas, vai detonar o visual.

Para evitar esse transtorno, Krizek conta que o ideal é esfumar bem o produto com auxílio de um pincel específico para essa finalidade. Faça movimentos ascendentes indo das maçãs do rosto em direção as têmporas. "Cuide para não deixar muito escuro ou manchado. Se quiser um look com cara de praia, troque o blush por um pó de efeito bronzeador", diz Krizek. 
Rímel
6º: "Cara de reboco"
Exagerar na base, corretivo e pó é um erro comum. Na ânsia de corrigir todas as possíveis imperfeições, muitas mulheres acabam exagerando nesses produtos. O resultado é uma pele empelotada, com cara de massa corrida mesmo.

Krizek explica que a base líquida é a mais leve e não deixa o rosto com um aspecto pesado. "Aplique o pó compacto com pincel para não deixar a maquiagem espessa e nem carregada", diz.

7º: Exagerar no rímel
Vale a pena aplicar várias camadas de máscara para cílios para dar mais impacto ao visual, desde que você tome cuidado para que não fique com a cara de Emília. Os cílios grudados uns nos outros fazem voe perder toda a força do olhar.

Cílios cheios de bolinha do rímel também afasta de perto qualquer pretendente. Fora que você ainda corre o risco de sofrer com as pálpebras borradas no fim do encontro, no maior estilo panda. O maquiador explica que, se o que você quer é um cílio longo e bem definido, prefira sempre uma máscara alongadora, que deixará o efeito desejado e usando uma quantidade menor do produto. 
Batom
8º: Super lábios
Muitas mulheres querem aparentar ter a boca maior e acabam usando lápis labial fora do contorno dos lábios, ou mesmo desenhando "lábios novos" com batom. A chance de isso dar muito errado é gigante e todo mundo percebe que você "borrou" a produção.

Para parecer que tem lábios maiores, experimente usar o lápis labial no contorno dos lábios, não fora deles. E cuide para o lápis ser do mesmo tom do seu batom. Passar um pouco de gloss no centro da boca para dar volume também ajuda. Outra alternativa são os produtos com efeito pump, que tem essa função.

9º: Sobrancelhas
Alexandre Krizek explica que sobrancelhas arredondadas denotam muita descontração e alegria, por isso alguns homens podem não levar a mulher muito a sério. Já as sobrancelhas caídas aparentam uma expressão mais triste. E você precisa estar radiante no seu encontro, não? 
s mais escuras que o cabelo também ficam estranhas e carregam o visual. Até envelhece. Afinal, não dá pra ser loira e ter a sobrancelha preta.

Se você descolore os cabelos aproveite para descolorir um pouco a sobrancelha também, para não ficar tão destoante.

Opte sempre por sobrancelhas bem depiladas e simétricas. "O formato que está na moda são as arqueadas! Se tiver alguma falha, corrija-a com um lápis para sobrancelhas da mesma cor dos pelos", diz o maquiador.